Saiba mais sobre a ervilha | Liv Up Ingredientes
Ajuda


home > ingredientes > ervilha

Ervilha






Saiba mais sobre a ervilha

A ervilha nada mais é que o grão da vagem que leva o mesmo nome. Esta leguminosa pode ser consumida seca ou verde. A vagem da ervilha é facilmente reconhecida: alongada, fibrosa, de cor verde clara, com aproximadamente 10 cm de comprimento.


Quais são os tipos de ervilha?

Na verdade, existem quase 200 variedades desse alimento e de suas vagens surgem diversos tipos de grão. Em geral, existem duas classificações: o liso e o rugoso. O primeiro tipo é menor e mais resistente. O rugoso, por sua vez, é mais apreciado por ser maior e mais doce.

Existem também dois tipos para o consumo: as verdes e as frescas. Entre as frescas, há 2 variedades que podem ser utilizadas: a ervilha-torta, da qual se usa tanto o grão como a vagem, e a ervilha-de-debulhar, da qual apenas se consome o grão.

Na cozinha, a ervilha possui diferentes usos. Desde saladas, a recheio de tortas, panquecas, empadinhas e ainda como acompanhamentos para carnes, peixes e aves, entre outros.


Como cozinhar ervilha fresca?

Primeiramente, a vagem de ervilha fresca ser limpa, de cor verde-clara e com uma leve transparência. Seu preparo é bastante simples e pode ser feito até mesmo no microondas. Veja só:

(1) Abra a vagem e passe o polegar pelo meio para tirar as ervilhas;

(2) Depois disso, coloque 150 gramas (uma xícara) de ervilhas num prato. Cubra-as com 1 a 2 colheres de sopa de água. Envolva o prato com plástico filme, garantindo que o vapor não escape;

(3) Em seguida, cozinhe as ervilhas na potência alta até que fiquem crocantes e bem verdes, o que geralmente leva cinco minutinhos;

(4) No final, escorra a água e estará pronto para servir!


Como cozinhar ervilha seca ou ervilha de grão

Para este preparo, você vai precisar de água, 500 gramas de ervilha seca/partida e 2 colheres de sopa de vinagre ou suco de limão.

(1) O primeiro passo é deixar a ervilha de molho com água e vinagre/suco de limão por, no mínimo, 8 horas. Depois, lave bem os grãos.

(2) Coloque, então, a ervilha hidratada em uma panela grande, cubra com água e leve ao fogo, deixando a panela semi-tampada.

(3) Assim que a ervilha começar a espumar e iniciar fervura, desligue o fogo e escorra essa água. O ideal é lavar a ervilha e também a panela para retirar a espuma, certo?

(4) Devolva a ervilha à panela limpa e cubra com 2 litros de água fervida. Se começar a espumar novamente, use uma escumadeira para retirar a espuma.

(5) Mantenha em fervura em torno de 20 a 25 minutos. Elas devem ficar al dente.

(6) A etapa final é escorrer a água que restou ervilha. Lave os grãos em água fresca e esfrie para o armazenamento.




O que é que a ervilha tem?


✓ Diminui os níveis de LDL, o colesterol ruim


✓ Faz bem à visão porque é fonte de luteína


✓ Boa fonte de proteínas


Porção de 100g Total VD*
valor energético 62,0 kcal 3,1 %
carboidratos 8,8 g 2,9 %
proteínas 5,2 g 6,9 %
gorduras totais 0,0 g 0,0 %
gorduras saturada 0,0 g 0,0 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 4,2 g 16,8 %
sódio 0,0 mg 0,0 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



E se você ama ervilha, não deixe de provar!

Minha sacola


Clique em "adicionar" para
adicionar produtos na sua sacola :)