home > ingredientes > edamame

Edamame

O edamame

Apesar da aparência, acredite, o alimento não tem parentesco com a ervilha. Ele nada mais é do que a soja verde, ou seja, uma soja que ainda não amadureceu. Assim, o vegetal pode se apresentar dentro de uma vagem, ou com os grãos já separados. Para quem não conhece, edamame é um ingrediente característico da culinária tradicional do Japão, China e Coreia. Inclusive é conhecido como o superalimento asiático.

Quais os benefícios nutricionais do edamame?

Como tudo superalimento, o edamame é precioso do ponto de vista nutricional. Além de ser saboroso e versátil, apresenta diversos benefícios à saúde. Para começar, é uma ótima fonte de proteínas de origem vegetal. O ingrediente é ainda rico em vitaminas do complexo B, que ajudam a fornecer energia para o corpo, além de auxiliar na boa circulação do sangue.

Por fim, o edamame possui altas doses de ácido fólico. Assim, ajuda a evitar a formação de homocisteína, substância que impede a produção de hormônios como serotonina e dopamina, os quais regulam o humor, sono e apetite. Em suma, o alimento ajuda a combater a depressão.

Como preparar e consumir o edamame?

Existem diversas formas de prepará-lo, seja em vagem ou usando apenas os grãos. Vale lembrar que não se deve comer as favas, assim é só usar dentes para romper a vagem e consumir o conteúdo.

Uma das maneiras mais conhecidas é o preparo no vapor. Depois de higienizado, é só deixá-lo cozinhando dessa forma por 8 a 10 minutos. Você também pode fervê-lo diretamente na água com uma pitada de sal. Depois disso, já é possível consumir seu edamame!

Se você quiser algo ainda mais elaborado, pode incrementar no tempero, adicionando azeite e alho refogado, shoyu, pimenta e sal para garantir um petisco saudável e prático. Outra opção é utilizar somente os grãos em suas saladas.



O que é que o edamame tem?


Tem propriedades antioxidantes e alto teor de magnésio

Rico em proteínas

Acelera o metabolismo e evita a retenção de líquidos


Porção de 100g Total VD*
valor energético 121,5 kcal 6,1 %
carboidratos 10,2 g 3,4 %
proteínas 10,9 g 14,6 %
gorduras totais 5,2 g 9,5 %
gorduras saturada 0,6 g 2,8 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 10,2 g 40,6 %
sódio 11,6 mg 0,5 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Não deixe de provar!