Ajuda
desconto

home > ingredientes > curry

Curry

O curry

Nada melhor para garantir uma explosão de sabores do que o curry. E se você é um apaixonado por pratos exóticos, essa especiaria não pode faltar na sua cozinha. É aquele ingrediente mágico que consegue transformar muitas receitas, indo do adocicado ao picante e também ajudando a deixar a comida mais aromática e colorida.

E tem mais: além de aflorar seu lado masterchef, o curry é nota mil pra saúde. O ingrediente tem propriedades anti-inflamatórias, contribui para a saúde do coração, é rico em antioxidantes e ainda combate o envelhecimento precoce. Beleza pura, não é?

O que é curry?

Apesar de muita gente acreditar que o curry é uma planta, estamos falando de uma mistura intensa de ervas secas, torradas e moídas. Essa iguaria tem origem indiana, mas se espalhou pelo mundo todo com as grandes navegações, levando mais sabor por onde passa. Hoje, ele é marca registrada de muitas culinárias além da Índia, como a tailandesa e a de diversos países africanos.

Mas, afinal, qual o segredo de tanto sucesso? Nesse mix de especiarias, estão mais de 35 temperos responsáveis pelo sabor doce e, ao mesmo tempo, picante. E nessa lista entram componentes como gengibre, coentro, cravo, cúrcuma, pimentas, páprica, açafrão, mostarda, cardamomo…Inclusive, existem versões de curry que reúnem até 70 ingredientes.

Qual é o sabor do curry?

Por ser feito com diferentes temperos, o sabor pode variar. As versões mais avermelhadas, por exemplo, costumam ser mais picantes, por conterem mais pimentas. Já outras composições, contêm maior concentração de cúrcuma, responsável pela tonalidade mais amarelada. De modo geral, aqui no Brasil, o curry costuma trazer o gostinho da pimenta-do-reino e do cominho beeeem pronunciado.

E na hora de usá-lo, não faltam possibilidades. Carnes, peixes, aves, molhos, sopas, assados e cozidos. Fica ótimo em queijos, tofu e realça o sabor em muitas comidas vegetarianas. Só cuidado pra não pesar a mão: o curry é intenso e não passa despercebido.

Qual a diferença de curry e açafrão?

Cada um com as suas qualidades, eles são bem diferentes. Enquanto o curry é obtido a partir dessa mistura de temperos, o açafrão é obtido do estigma de uma flor. Aliás, é um ingrediente bem mais caro, e bota grana aí: ele custa quase o mesmo que o ouro. Para conseguir um kg de açafrão são necessárias centenas de milhares de flores. Já pensou?

As suas propriedades também se diferem: o açafrão tem cheiro floral e tem um amargor que não se encontra no curry. E vale destacar também que o açafrão da terra é um terceiro personagem nessa história, sendo mais conhecido por aqui como cúrcuma.

Tá louco pra provar? Então é só correr para o abraço e garantir curry de grão de bico ou um camarão especialíssimo com curry feito pelos nossos chefs!



O que é que o curry tem?


Propriedades anti-inflamatórias

É fonte de antioxidantes

Dá um up no sistema imunológico


Porção de 100g Total VD*
valor energético 325,0 kcal 16,3 %
carboidratos 55,8 g 18,6 %
proteínas 14,3 g 19,1 %
gorduras totais 14,0 g 25,5 %
gorduras saturada 1,6 g 7,5 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 54,2 g 216,8 %
sódio 52,0 mg 2,2 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Não deixe de provar!