Ajuda
desconto

home > ingredientes > couve-manteiga

Couve Manteiga

Sobre a couve-manteiga

A couve é uma hortaliça de uma família pra lá de boa, junto com o brócolis, repolho, couve-flor e rabanete. Há diversas variedades desse alimento, mas a mais popular é, sem dúvidas, a couve-manteiga, que possui folhas lisas e longas, caracterizadas pela sua tonalidade verde intensa. É ela que ganha destaque no suco verde, na feijoada e em saladas quentes e frias.

Quais os benefícios da couve-manteiga?

Tem nutrientes para ninguém botar defeito: fibras, ferro, cálcio, vitamina A, C, K e ácido fólico.Também contém antioxidantes importantes que ajudam a prevenir doenças – ou seja, é um prato cheio para sua saúde. Olha só:

Reforça o sistema imunológico: por ser rica em vitaminas do complexo C e B, que ajudam a aumentar as defesas do organismo;

Ossos e dentes mais saudáveis: graças ao cálcio e fósforo em sua composição;

Intestino e flora em dia: as fibras presentes nas couve-manteiga ajudam a alimentar as bactérias boas no intestino;

Previne o envelhecimento precoce: o alimento é um ótimo aliado por ser fonte de antioxidantes e vitamina C, que ajudam a proteger a pele dos radicais livres, além de favorecer a produção de colágeno, que dá aquela forcinha para manter a pele firme e hidratada;

Reduz a retenção de líquidos: a água e os antioxidantes abundantes nesse vegetal estimulam a eliminação do excesso de líquido no corpo;

Ajuda a reduzir os níveis de colesterol: as fibras ajudam a diminuir a absorção e aumentar a eliminação de gordura;

Protege o fígado: o alimento contém ação desintoxicante que elimina substâncias nocivas ao organismo.

Quantas calorias ela tem?

Melhor que um alimento nutritivo e gostoso, só um alimento que reúne esses tributos em poucas calorias. É o caso da couve-manteiga, que fornece apenas 32 calorias numa porção de 100 gramas. É pra comer sem medo de ser feliz!

Como fazer couve-manteiga?

O sabor intenso da couve pede combinações à altura. Por isso, ela acompanha tão bem o feijão, bacon, pimenta e também é uma boa parceira para ingredientes com sabor ácido, como a laranja e o abacaxi.

Não faltam ideias na hora de prepará-la, afinal estamos falando de um alimento versátil que vai do suco de couve até ao arroz com feijão do dia a dia, passando pela couve na manteiga refogada…

E por aqui, nada de desperdício. Se sobrou couve, basta saber conservá-la. Veja como como congelar couve-manteiga sem mistério:

• Pra começar, lave e pique as folhas de couve. Em seguida vem o branqueamento: é só adicionar numa panela com água fervente por 2 minutinhos.

• Depois, escorra a água e despeje a couve numa tigela com água gelada e gelo.

• Por fim, escorra a água novamente e seque tudo bem direitinho. Aí é só guardar num pote e congelar por até 6 meses.



O que é que a couve manteiga tem?


Reforça a imunidade

Aumenta a saciedade

Ajuda no controle do colesterol


Porção de 100g Total VD*
valor energético 27,1 kcal 1,4 %
carboidratos 4,3 g 1,4 %
proteínas 2,9 g 3,8 %
gorduras totais 0,5 g 1,0 %
gorduras saturada 0,1 g 0,5 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 3,1 g 12,5 %
sódio 6,2 mg 0,3 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Não deixe de provar!