Ajuda
desconto

home > ingredientes > couve-flor

Couve-Flor

A couve-flor

Originária da Ásia Menor, a couve-flor é um tipo de inflorescência (conjunto de flores) pertencente a uma família pra lá de boa: a Brassicaceae, mesma de outras delícias como repolho, brócolis e couve de Bruxelas.

Não é sem motivos que esse vegetal crucífero faz sucesso. Afinal de contas, estamos falando de um dos alimentos mais saudáveis que existem. A couve-flor contém fitoquímicos protetores da saúde, compostos anti-inflamatórios, além de ser fonte de fibras e baixíssima em calorias.

Quais os benefícios da couve-flor para a saúde?

E se o assunto é nutrientes, a couve-flor dá um show. Ela fornece minerais importantes como cálcio, fósforo, fonte de folato e também vitamina C. Conheça um pouquinho mais sobre seus pontos positivos:

Cuida do seu coração: graças às propriedades anti-inflamatórias, consumir couve-flor regularmente pode ajudar a tornar os músculos do coração mais fortes e saudáveis. Isso ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares.

Limpa seu organismo: duas substâncias presentes na couve-flor atuam pra desintoxicar o organismo: glicosinolatos e tiocianatos. Além de eliminar os metais pesados, ainda favorece a absorção dos nutrientes.

Ajuda na prevenção do câncer: por ser uma fonte de antioxidantes, como a vitamina C, a couve flor diminui os riscos do desenvolvimento das células cancerígenas.

Mantém seu peso regulado: para quem busca aquela sensação de saciedade sem pesar nas calorias, a couve-flor é uma ótima pedida. Isso, por conta das fibras alimentares, que afastam a fome, ajudando a manter um peso saudável.

Como se faz couve-flor?

Couve-flor gratinada, arroz de couve-flor, couve flor refogada ou couve-flor na manteiga. A boa notícia é que opções não faltam na hora de inserir mais desse alimento na sua rotina. Além de ser a estrela do prato, ela pode ser consumida em saladas, tortas, sopas, molhos, pratos fritos e até mesmo em pizzas. Hmm, que delícia!

Vale destacar que a forma mais saudável de preparar é cozinhar no vapor ou assá-la.

Pode congelar couve-flor?

Caso você opte por não usar toda a couve-flor de uma vez só, a melhor ideia é sim, congelar. Isso porque o vegetal dura pouco na geladeira e estraga com facilidade. E, por aqui, nada de desperdício, certo?

• Nesse caso, o primeiro passo é fazer a higienização do alimento. Você pode deixar de molho em água com vinagre ou usar um produto específico para limpar legumes e verduras.

• Agora é só cortar os floretes em tamanhos parecidos.

• Depois disso, chegou a hora do branqueamento. Ou seja, dar aquele choque térmico na sua couve-flor. Para isso, coloque uma panela de água para ferver. Ao levantar fervura, coloque o vegetal na água por 1 minutinho. Tire e deposite numa bacia de água com bastante gelo por um minuto.

• Por fim, é só escorrer a água e secar bem com ajuda de um papel-toalha ou deixar sobre um pano de prato bem limpo para secar naturalmente.

• Quando estiver sequinho, separe em pequenas porções em saquinhos plásticos ou potinhos e guarde no congelador.

Agora que você já sabe tudo sobre o alimento, que tal garantir sua couve-flor orgânica?



O que é que a couve-flor tem?


Reduz inflamações

Faz bem para o cérebro

Combate o envelhecimento precoce


Porção de 100g Total VD*
valor energético 22,6 kcal 1,1 %
carboidratos 4,5 g 1,5 %
proteínas 1,9 g 2,5 %
gorduras totais 0,2 g 0,4 %
gorduras saturada 0,0 g 0,0 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 2,4 g 9,4 %
sódio 3,0 mg 0,1 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Não deixe de provar!




Quer saber um pouco mais sobre nossos fornecedores de couve-flor?


Fernanda e Miguel
Sítio São Miguel


A Fernanda e seu marido, Miguel, estão localizado na cidade de Tijucas do Sul, no Paraná. De lá, fornecem para nós, principalmente, abóbora japonesa, brócolis e couve-flor. Aos poucos, o gengibre e o inhame de lá entraram na nossa lista de compras. A parceria com eles começou em 2019 e está sendo um sucesso!


Produtos:

Abóbora japonesa, gengibre, inhame, brócolis, couve-flor



Minha sacola


Clique em "adicionar" para
adicionar produtos na sua sacola :)