home > ingredientes > contra-file

Contra-Filé

Sobre o contrafilé

Quer uma carne macia, saborosa e versátil? Vá de contrafilé! Ela faz bonito desde um clássico bife na chapa ao estrogonofe, refogados, ensopados, grelhados, picadinho, recheio para sanduíches, rosbife, molho pra massas, churrasco, ufa… a lista é grande!

Quais as características do contrafilé?

É uma carne magra (apesar de sua parte externa apresentar grossa camada de gordura), mas ao mesmo tempo super macia. Tem um gostinho acentuado por conta da camada de gordura na lateral que mantém a umidade e suculência.

O que garante o sabor e a maciez desse corte nobre, é a parte de onde ele é retirado: do lombo do boi, “contra” o filé mignon, ou seja, essas duas peças estão separadas somente pelas vértebras. Essa ganha também outros nomes, como lombo, filé curto, bife de angosto ou bife de chorizo.

Como temperar contrafilé para churrasco?

Sabe aquele churrasco saboroso, com a carne suculenta? Um dos segredos está no tempero, que, aliás, é beeeem simples. Normalmente, ele é feito usando apenas sal triturado.

Quem quer ousar um pouco mais no preparo, pode usar o molho de mostarda. Para isso, basta marinar a carne por duas horas num molho misturado com o sal e assar a carne em fogo baixo na churrasqueira.

Outra opção é molho de azeite composto com chimichurri. Ou seja, opções não faltam para saborear seu contra-filé.

Segredos para um bom corte de carne

O famoso corte argentino é aprovadíssimo, e o ponto depende do gosto do freguês, por isso não há um tempo específico indicado.

Para quem prefere uma carne mais bem passada, a dica é colocar os bifes no espeto e deixar na churrasqueira em fogo baixo. Assim que começar a dourar bem, fatie a parte mais assada, passe no sal, e coloque para assar novamente.

Já para os apaixonados por uma carne mais mal passada, a dica é levar para o fogo médio a alto, mas cuidando sempre da temperatura para evitar que a carne resseque por fora e fique crua por dentro.

Como acompanhamentos, um vinagrete, pão de alho e saladinha de folhas verdes vão muito bem.

Seja pra um churrasco especial ou para as receitas do seu dia a dia, o contrafilé da Liv Up é a melhor opção. Ele é um resultado de processos de controle de qualidade, com técnicas de seleção e manuseio artesanais. Um corte nobre que une praticidade e sabor, perfeito para você só descongelar e preparar com as nossas dicas.



O que é que o contra-filé tem?


Fonte de proteínas

Aliado de quem pratica atividade física

Contém ferro, zinco e vitaminas B6 e B12


Porção de 100g Total VD*
valor energético 216,9 kcal 10,8 %
carboidratos 0,0 g 0,0 %
proteínas 19,2 g 25,6 %
gorduras totais 13,5 g 24,6 %
gorduras saturada 6,9 g 31,4 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
sódio 57,5 mg 2,4 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento