Mas não da para negar que tem um sabor marcante, cheio de personalidade e com diversos benefícios para a saúde.
O cominho é uma especiaria utilizada em preparos desde o Egito Antigo. Atualmente, é cultivado principalmente no México, África do Sul, Índia e Oriente Médio – e consumido no mundo todo. A planta pode ser facilmente
A ciência aponta vários motivos para inserir o tempero na alimentação. Afinal, ele ajuda a melhorar a digestão, reduz infecções causadas por alimentos contaminados, auxilia na perda de peso e, por fim, atua no controle dos níveis de açúcar no sangue e colesterol.
Não bastasse tudo isso, o cominho é fonte de ferro. Uma colher de chá de cominho em pó tem 1,4 mg de ferro, ou seja, 17,5% da ingestão diária recomendada para adultos.
Quais os benefícios do chá de cominho?
Esta infusão tem diversos benefícios para o organismo. Confira:
- contribui para uma boa digestão, pois favorece a liberação de bile e o processamento de gorduras no intestino. Por ser digestivo, reduz também a formação de gases;
- com efeito diurético, ajuda a combater a retenção de líquidos;
- fortalece o sistema imunológico por ser rico em vitaminas do complexo B e zinco.
Preparar o chá de cominho é super fácil. Basta adicionar 1 colher de sopa de folhas de cominho ou 1 colher de chá das sementes em 200 ml de água fervente, com o fogo já desligado. Depois disso, abafe e deixe descansando por 10 minutos. Depois disso, é só coar e beber. Moleza, né?
Basicamente, a especiaria serve para dar mais sabor aos alimentos, lembrando algo entre a pimenta e o anis. As formas de uso podem variar conforme a sua versão. A semente seca moída deve ser adicionada no começo da cocção, para liberar aroma aos poucos.
Vale ressaltar que o cominho tem um sabor forte e marcante. Por isso, as receitas costumam recomendar a medida de uma pontinha de faca do tempero no preparo dos alimentos. Já o cominho em pó, pode ser utilizado no preparo de sopas, caldos e pratos com carne.