Saiba mais sobre o cominho | Liv Up Ingredientes
Ajuda


home > ingredientes > cominho

Cominho






Saiba mais sobre o cominho

O cominho é uma especiaria utilizada em preparos desde o Egito Antigo. Atualmente, é cultivado principalmente no México, África do Sul, Índia e Oriente Médio – e consumido no mundo todo. A planta pode ser facilmente encontrada em diferentes versões: em grão, moída, em pó e até mesmo como óleo essencial.


Benefícios do cominho para a saúde

A ciência aponta vários motivos para inserir o tempero na alimentação. Afinal, ele ajuda a melhorar a digestão, reduz infecções causadas por alimentos contaminados, auxilia na perda de peso e, por fim, atua no controle dos níveis de açúcar no sangue e colesterol.

Não bastasse tudo isso, o cominho é fonte de ferro. Uma colher de chá de cominho em pó tem 1,4 mg de ferro, ou seja, 17,5% da ingestão diária recomendada para adultos.


Como usar o cominho?

Basicamente, a especiaria serve para dar mais sabor aos alimentos, lembrando algo entre a pimenta e o anis. As formas de uso podem variar conforme a sua versão. A semente seca moída deve ser adicionada no começo da cocção, para liberar aroma aos poucos.

Vale ressaltar que o cominho tem um sabor forte e marcante. Por isso, as receitas costumam recomendar a medida de uma pontinha de faca do tempero no preparo dos alimentos. Já o cominho em pó, pode ser utilizado no preparo de sopas, caldos e pratos com carne.


Quais os benefícios do chá de cominho?

Esta infusão tem diversos benefícios para o organismo. Confira:

- contribui para uma boa digestão, pois favorece a liberação de bile e o processamento de gorduras no intestino. Por ser digestivo, reduz também a formação de gases;

- com efeito diurético, ajuda a combater a retenção de líquidos;

- fortalece o sistema imunológico por ser rico em vitaminas do complexo B e zinco.

Preparar o chá de cominho é super fácil. Basta adicionar 1 colher de sopa de folhas de cominho ou 1 colher de chá das sementes em 200 ml de água fervente, com o fogo já desligado. Depois disso, abafe e deixe descansando por 10 minutos. Depois disso, é só coar e beber. Moleza, né?




O que é que o cominho tem?


✓ Melhora a digestão e diminui a formação de gases


✓ É diurético, combatendo a retenção de líquidos


✓ Rica em vintaminas do complexo B e zinco


Porção de 100g Total VD*
valor energético 375,0 kcal 18,8 %
carboidratos 44,2 g 14,7 %
proteínas 17,8 g 23,7 %
gorduras totais 22,3 g 40,5 %
gorduras saturada 1,5 g 6,8 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 10,5 g 42,0 %
sódio 168,0 mg 7,0 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



E se você ama cominho, não deixe de provar!

Minha sacola


Clique em "adicionar" para
adicionar produtos na sua sacola :)