home > ingredientes > cogumelo-eryngui

Cogumelo Eryngui

Sobre o cogumelo eryngui

Quer dar um tchan nas suas receitas? O cogumelo eryngui é uma variedade menos conhecida aqui no Brasil, mas que entrega tudo no quesito sabor e ainda tem uma textura super bacana, bem firminha. Lembra as carnes brancas e pode ser inclusive um substituto bem saboroso e nutritivo em pratos vegetarianos.

Dá pra preparar em fatias, parecendo filezinhos e também usá-lo no lugar do frango desfiado nas receitas, o resultado é muito gostoso.

Propriedades do cogumelo eryngui

Esse ingrediente, de nome científico Pleurotus eryngii, além do uso culinário é um velho conhecido da medicina tradicional chinesa. Aliás, existem pesquisas que relacionam a esse alimentos benefícios para saúde como:

• Potencial antiviral e antimicrobiana

• Reforço do sistema imunológico

• Atuar na redução de gorduras

• Auxiliar no controle da diabetes

Além disso, é fonte de vitaminas do complexo B, fósforo e magnésio. Bacana, né?

Como conservar na geladeira?

Eles duram bem na geladeira, tendo validade média de 10 dias. Para conservá-los melhor, a dica é embrulhar em papel toalha, mantendo-os sempre sequinhos.

Atenção: se eles apresentarem cheiro ruim ou textura viscosa, significa que não estão mais adequados para o consumo, ok?

Como fazer no dia a dia?

Versátil como ele só, o cogumelo eryngui fica uma delícia em diferentes preparos, do risoto ao peixe. Veja como consumir:

Na salada: os cogumelos podem ser adicionados crus a saladas, basta temperar com azeite, sal e limão.

Cogumelo eryngui refogado: ele solta água e fica com o sabor mais concentrado. Entre 5 e 10 minutos no fogo baixo já são suficientes para dar um tchan no seu preparo.

Grelhadinhos na frigideira: nesse caso, é preciso preaquecer em fogo bem alto. Depois, espalhe bem os cogumelos, deixando dourar cerca de 3 minutos de cada lado.

Receita com cogumelo eryngui no forno: é só temperar com azeite, sal e pimenta do reino. Entre 15 a 20 minutinhos em temperatura média, seus cogumelos estão prontos.

Cogumelo eryngui na manteiga: refogue em fogo médio usando manteiga. Para dar um gostinho a mais no preparo, acrescente uma colher de shoyu e uma colher de saquê.

Cogumelos empanados: seja na farinha panko, de milho ou mandioca, essa delícia é um sucesso. Em poucos minutinhos já está dourado e pronto pra degustar.

E pra deixar tudo mais gostoso, na Liv Up você encontra uma versão de qualidade premium, super fresquinha e o melhor: 100% orgânica, natural e saudável. É só pedir online e se apaixonar!



O que é que o cogumelo eryngui tem?


Rico em proteínas e vitamina B

Fonte de fibras

Ajuda a controlar a glicose



Não deixe de provar!