home > ingredientes > chuchu

Chuchu

Sobre o chuchu

Há quem ache o chuchu sem graça, mas tem gente que usa chuchuzinho como um elogio. Ele pode até dividir opiniões, mas uma coisa é certa: o alimento é versátil e cheio de pontos positivos pra saúde.

Quais os benefícios do chuchu?

É fonte das vitaminas A, B e C e fornece também minerais importantes como o cálcio, potássio, fósforo e ferro, além de ser rico em fibras e pobre em calorias. O resultado dessa composição é que o alimento tem várias vantagens, como:

Afastar o envelhecimento precoce: contém flavonoides, vitamina C e antioxidantes, que atuam no combate do excesso de radicais livres no organismo. Dessa forma, ajudam a afastar doenças e prevenir o envelhecimento precoce.

Ajudar na manutenção do peso: essa história de que o chuchu emagrece vem da combinação entre a alta quantidade de fibras e o baixo teor de calorias, sendo uma ótima opção de ingrediente que fornece nutrientes sem pesar na alimentação.

Ser amigo do coração: contém ótimas quantidades de fibras solúveis, que ajudam a diminuir a absorção da gordura dos alimentos, promovendo o equilíbrio entre os níveis de colesterol, e afastando doenças cardíacas.

Xô pressão alta: por conter potássio, contribui para eliminar o excesso de sódio do organismo, e assim, favorecendo o equilíbrio da pressão arterial.

Qual a melhor maneira de consumir chuchu?

Quanto mais natural o preparo, melhor. Pelo seu sabor neutro e textura, ele combina com todo o tipo de preparo. Veja como fazer chuchu de diferentes maneiras:

Cru: traz crocância e combina com receitas bem refrescantes, como as saladas. A dica, nesse caso, é cortar em cubos pequenos ou fatias finas.

Refogado: clássico dos clássicos, o chuchu refogado dispensa apresentações. Para esse preparo, faça fatias mais finas, para que ele fique macio e suave.

Assado: beeem temperadinho, ele ganha sabor extra, ficando quase caramelizado, uma ótima pedida pra incrementar sua fornada de legumes.

Cozido: absorve os sabores do preparo como ninguém e fica macio sem desmanchar. Vai da sopa a ensopados de carne.

Dicas para deixar o chuchu mais gostoso

Na hora de levar o chuchu para se aventurar na cozinha, tem ideias que vão ajudar a torná-lo ainda mais especial e tirar o vegetal da monotonia. Vem com a gente!

Use & abuse dos temperos: como o chuchu não possui um sabor marcante, ele vira um coringa e pode fazer diversas combinações. Os temperos, ervas e especiarias ajudam a transformá-lo: alho, pimenta, curry, páprica… o céu é o limite e com certeza o resultado é surpreende.

Variedade nos preparos e texturas: como você viu, dá pra fazer refogado, assado e até comer cru. Você pode picar bem picadinho numa salada, ou deixá-lo mais inteiriço nos cozidos. Assim, você experimenta novas combinações e sai da rotina.



O que é que o chuchu tem?


Ajuda a regular a glicemia no sangue

Amigo da saúde do coração

Fonte de fibras


Porção de 100g Total VD*
valor energético 525,0 kcal 26,3 %
carboidratos 52,5 g 17,5 %
proteínas 7,5 g 10,0 %
gorduras totais 36,5 g 66,4 %
gorduras saturada 23,0 g 104,5 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 11,0 g 44,0 %
sódio 7,0 mg 0,3 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Não deixe de provar!