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Chocolate

Sobre o chocolate

Poucos alimentos têm uma história tão interessante e conseguem agradar gregos e troianos como o chocolate. Complexo e suscetível ao ambiente tanto quanto o vinho, é possível chegar a um sem fim de combinações e sabores com esse ingrediente. Amargo, meio amargo, ao leite, branco ou misturado a outras especiarias… quase todo mundo tem um – ou vários! – chocolates favoritos. Não é à toa que o povo olmeca, seu descobridor, atribuia um status quase divino à ele, não é?

É uma delícia purinho, como sabor de sorvete, no bolo, na calda, emprestando seu gostinho e outras receitas como o mousse de chocolate – a verdade é que é até difícil pensar na culinária sem esse ingrediente.

Como é feito o chocolate?

Até se transformar nesse doce com tantos fãs, o cacau passa por uma série de processos que o tornam do jeitinho que a gente gosta. Os frutos são colhidos à mão e quebrados com uma vara para abrir. Os grãos, então, são fermentados, secados, classificados e ensacados. Depois de tudo isso, são torrados e quebrados para relevar as sementes do cacau. Por último, elas são moídas, misturadas e divididas em porções, resultando no doce que conhecemos. Ah, e vale ressaltar que esse produto final depende do solo onde foi cultivado e do modo como foi processado.

Quais são os benefícios do chocolate?

A excelente notícia é que, além de saboroso, o chocolate traz benefícios à saúde. Quanto maior o teor de cacau no chocolate, mais saudável ele é. Consumir chocolate acima de 70% de cacau ajuda a melhorar o metabolismo, promove redução do apetite, faz bem ao coração e garante aquela sensação de bem-estar.

Qual a composição do chocolate?

Os tipos de chocolate dividem opiniões. Há quem diga o tipo branco que nem chocolate é. Seja nas barras de chocolate ou chocolate em pó, as versões branquinhas são feitas com manteiga de cacau, e não a massa de cacau. Também não possuem antioxidantes ou efeitos positivos, e contêm maior dosagem de açúcar e gordura.

O chocolate ao leite varia bastante sua formulação, mas em geral possui mais açúcares, leite, gordura e conservantes.

Qual o chocolate mais saudável?

Quando a vontade de um chocolatinho bater, aposte na versão mais bacana pra saúde - o chocolate amargo. O chocolate saudável é sempre o que tem alto teor de cacau, acima de 70%.

Tipos de chocolate para experimentar

Quer variar na hora de consumir um doce pra lá de especial? Confira essas opções que vão te deixar com água na boca:

Chocolate com banana e castanha de caju: uma mistura poderosa com 36% de cacau, castanha de caju e o docinho da banana! É pra comer saboreando cada pedaço.

Chocolate 85% cacau: poucos ingredientes, mas muito sabor. Essa mistura leva cacau, açúcar orgânico, manteiga de cacau e lecitina de soja.

Chocolate dengo biju: o encontro do chocolate ao leite cremoso com o biscoito rende uma delícia crocante e com gostinho de quero mais.

Dengo Chocolate Cupuaçu com Castanha de Caju: brasileiríssimo e de personalidade forte, não é apenas chocolate, é uma experiência. Tem castanha de caju, chocolate amargo 65% cacau e pedacinhos de cupuaçu – tem doce, azedinho e amargo, bem juntinho e misturado.

Cookie com gotas de chocolate: aqui na Liv Up o chocolate empresta seu charme a outros preparos, como nosso cookie. Nessa receita, a intensidade do chocolate 70% cacau em gotas casa com o açúcar de coco, garantindo uma opção que vai bem do café da manhã à sobremesa.

É um quadradinho por dia?

Tudo depende do seu organismo e necessidades energéticas. Mas a recomendação do Ministério da Saúde é consumir, no máximo, 30 gramas por isso. Isso equivale a 2 quadrinhos ou um bombom.

Mas lembre-se que para garantir os benefícios para a saúde, é importante que seja o chocolate amargo.



O que é que o chocolate tem?


A versão amarga ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL)

Combate os radicais livres, evitando a oxidação das células

Estimula a sensação de bem-estar


Porção de 100g Total VD*
valor energético 525,0 kcal 26,3 %
carboidratos 52,5 g 17,5 %
proteínas 7,5 g 10,0 %
gorduras totais 36,5 g 66,4 %
gorduras saturada 23,0 g 104,5 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 11,0 g 44,0 %
sódio 7,0 mg 0,3 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Não deixe de provar!