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Chocolate






Sobre o chocolate

Poucos alimentos têm uma história tão interessante e conseguem agradar gregos e troianos como o chocolate. Complexo e suscetível ao ambiente tanto quanto o vinho, é possível chegar a um sem fim de combinações e sabores com esse ingrediente. Amargo, meio amargo, ao leite, branco ou misturado a outras especiarias… quase todo mundo tem um – ou vários! – chocolates favoritos. Não é à toa que o povo olmeca, seu descobridor, atribuia um status quase divino à ele, não é?


Como é feito o chocolate?

Até se transformar nesse doce com tantos fãs, o cacau passa por uma série de processos que o tornam do jeitinho que a gente gosta. Os frutos são colhidos à mão e quebrados com uma vara para abrir. Os grãos, então, são fermentados, secados, classificados e ensacados. Depois de tudo isso, são torrados e quebrados para relevar as sementes do cacau. Por último, elas são moídas, misturadas e divididas em porções, resultando no doce que conhecemos. Ah, e vale ressaltar que esse produto final depende do solo onde foi cultivado e o modo como foi processado.


Quais são os benefícios do chocolate?

A excelente notícia é que, além de saboroso, o chocolate traz benefícios à saúde. Quanto maior o teor de cacau no chocolate, mais saudável ele é. Consumir chocolate acima de 70% de cacau ajuda a melhorar o metabolismo, promove redução do apetite, faz bem ao coração e garante aquela sensação de bem-estar.


Qual o melhor tipo de chocolate?

Os tipos de chocolate dividem opiniões. Há quem diga o tipo branco que nem chocolate é. Isso se dá pois a especiaria é feita com manteiga de cacau, e não a massa de cacau. Também não possui antioxidantes ou efeitos positivos, e contém maior dosagem de açúcar e gordura. O chocolate ao leite varia bastante sua formulação, mas em geral possui mais açúcares, leite, gordura e conservantes. Por isso, quando a vontade de um chocolatinho bater, aposte na versão mais saudável - chocolate amargo.




O que é que o chocolate tem?


✓ A versão amarga ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL)


✓ Combate os radicais livres, evitando a oxidação das células



Porção de 100g Total VD*
valor energético 525,0 kcal 26,3 %
carboidratos 52,5 g 17,5 %
proteínas 7,5 g 10,0 %
gorduras totais 36,5 g 66,4 %
gorduras saturada 23,0 g 104,5 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 11,0 g 44,0 %
sódio 7,0 mg 0,3 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



E se você ama chocolate, não deixe de provar!

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