home > ingredientes > chia

Chia

Sobre a chia

Não se deixe enganar pelo tamanho. Essa sementinha é bastante poderosa. Conhecida por ser um alimento funcional, o ingrediente de origem mexicana tem como super poder melhorar funções importantes do organismo, como os sistemas digestivo, excretor e cardiovascular.

Justamente pelo seu potencial e grande variedade de nutrientes, ela é considerada um superalimento. Afinal de contas, ela fornece fibras, cálcio, proteínas e ômega 3.

Quais os benefícios da chia?

E a lista não para por aí. A chia é uma forte aliada de quem quer perder peso, inclusive. Isso porque ela promove sensação de saciedade, além de ajudar na queima de gordura da região abdominal. É daí que vem a história de que a chia emagrece. Mas para que ela ajude na manutenção do peso, é preciso tomar bastante água, se não o efeito pode ser o contrário, ok?

Se você ainda não está convencido, saiba que a chia previne o envelhecimento precoce, afasta doenças cardíacas, controla e previne diabetes, fortalece a imunidade e ajuda a prevenir o câncer.

Por conter cálcio, ela também colabora para manter os ossos e dentes mais saudáveis. Outro ponto bacana é que a chia fornece proteína vegetal de alta qualidade, possuindo os aminoácidos essenciais. Duas colherinhas de sopa, cerca de 30 gramas, já garantem 10% do valor diário recomendado desse nutriente.

Por conta das fibras, a chia ajuda no controle do colesterol e também é uma forte aliada do bom funcionamento do intestino, reduzindo desconfortos e evitando a prisão de ventre.

Qual a melhor forma de consumir chia?

Além de ser aliada da saúde, ela é versátil – fica uma delícia em sucos, iogurtes, polvilhada em saladas e muito mais. Também dá pra usar a farinha de chia e deixar preparos tradicionais ainda mais nutritivos.

Veja como hidratar a chia: adicione as sementes em água filtrada por pelo menos 30 minutos ou até formar um gel. A proporção é de 2 colheres de sopa de semente para cada 1 xícara de chá de água.

Mitos e verdades sobre a chia

Com tanto sucesso, de vez em quando surge uma novidade sobre o alimento, mas nem tudo é fato. Veja a explicação sobre algumas dessas curiosidades:

Semente e óleo de chia emagrecem? Mito! Isoladamente, nenhum alimento pode emagrecer ou engordar. O que acontece é que a chia hidratada ajuda na sensação de saciedade, além de ajudar a regular o intestino e ser uma ótima fonte de vitaminas.

É calórica? Verdade! As sementes de chia contêm uma grande quantidade de calorias. 25 gramas do alimento fornecem 136 kcal, por isso, o consumo deve ser feito na medida.

Pode tornar algumas medicações ineficazes? Sim! Existem artigos que sugerem que a chia pode alterar o modo que o fígado processa algumas substâncias, ou seja, caso você tome algum tipo de medicação, é importante consultar seu médico.

Qual a quantidade de chia deve ser consumida por dia?

A recomendação é não consumir muito mais que uma colher de sopa de chia ao dia. Em suma, o ideal é que ela seja sempre hidratada conforme as indicações antes do consumo. Então, agora que você sabe como consumir a chia é fácil, que tal adicionar a chia nas suas refeições?

E aqui na Liv Up, você encontra a primeira chia orgânica cultivada em solo brasileiro, feita pela Ecobio. Um ingrediente perfeito para adicionar mais nutrientes na sua rotina.

Aprenda a fazer pudim de chia

Para fazer um delicioso pudim de chia, você vai precisar de poucos ingredientes e um bom tempo de geladeira. Mas o resultado vale muito a pena, anota aí:

Ingredientes:

• 1 xícara de leite de coco

• 4 colheres (sopa) de sementes de chia

• 2 colheres (sopa) de mel

• Frutas a gosto

Modo de preparo:

1. Adicione o leite de coco, as sementes de chia e o mel em um recipiente de vidro.

2. Misture bem e leve à geladeira por pelo menos uma hora, para ganhar consistência;

3. Depois, adicione suas frutas favoritas e leve geladeira por mais 4 horas para que a chia hidrate.

Fica incrível com frutas vermelhas no geral, como morango, amora, romã e cereja.



O que é que a chia tem?


Rica em ômega-3, cálcio e proteínas

Regula o colesterol por ser fonte de fibras insolúveis

Previne o envelhecimento precoce


Porção de 100g Total VD*
valor energético 486,0 kcal 24,3 %
carboidratos 42,1 g 14,0 %
proteínas 16,5 g 22,0 %
gorduras totais 30,7 g 55,8 %
gorduras saturada 3,3 g 15,0 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 34,4 g 137,6 %
sódio 16,0 mg 0,7 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Não deixe de provar!