Ajuda
desconto

home > ingredientes > cheiro-verde

Cheiro Verde

O cheiro verde

Quer dar um toque a mais de aroma e sabor para qualquer preparo? A resposta pode ser o cheiro-verde, um tempero super versátil, que vai bem do prato principal à composição de molhos, vinagretes, farofas e muito mais. Além disso, é um bom aliado para amenizar o uso de sal na cozinha, deixando as receitinhas mais saudáveis.

Outra coisa boa é que a misturinha é super acessível. Você pode plantar os ingredientes em casa mesmo com pouco espaço ou congelar para ter sempre disponível.

O que é cheiro-verde

Uma das especiarias mais populares da cozinha brasileira, é composto por ervas aromáticas, saborosíssimas e benéficas para a saúde. Existem, basicamente, dois tipos de cheiro-verde: em algumas regiões do Brasil, um mix de cebolinha e salsinha; e, em outras, um mix de cebolinha e coentro. Vamos aos ingredientes:

• Salsinha: seja a de folhas grandes, a miúda, a lisa ou a crespa, essa erva fornece fibras, vitaminas A, B, C e E, e também minerais essenciais como cálcio, fósforo, ferro e potássio. É um alimento com ação diurética e que atua na prevenção de problemas cardiovasculares, arteriais, ósseos, anemia, e ainda auxilia na digestão.

• Cebolinha: esse ingrediente é rico em vitaminas A, B, C e flavonoides. Entre os seus benefícios, estão a ação anti-inflamatória e antifúngica, além de fortalecer o sistema imunológico.

• Coentro: contém cálcio, potássio, magnésio, ferro e manganês, sendo um ótimo ingrediente na alimentação de quem precisa diminuir a pressão cardíaca.

Qual a diferença de salsinha e cheiro-verde?

Não tem mistério nenhum: enquanto o cheiro verde é basicamente a união entre cebolinha e salsinha, a salsa (Petroselinum crispum) é a erva usada individualmente.

Como conservar cheiro-verde?

Mais um ponto positivo desse temperinho é que você pode ter sempre na geladeira para dar mais sabor aos pratos. Sabia que dá pra congelar tempero verde para que ele dure mais? Para isso, basta seguir alguns passos simples:

• Higienização: lave em água corrente, e deixe de molho por 20 minutos, em uma mistura de um litro de água com uma colher de sopa de água sanitária. Depois, enxague abundantemente.

• Armazenamento: em seguida, basta secar bem com ajuda de papel-toalha ou um pano de prato limpo. Pique as folhas e saque novamente. Por fim, guarde em um pote com tampa ou saquinhos para congelamento no freezer.

Quando for cozinhar, é praticidade pura: basta usar diretamente na receita, sem a necessidade de descongelar.



O que é que o cheiro verde tem?


Protege o coração

Melhora a saúde ocular

Ajuda a fortalecer os ossos



Não deixe de provar!