home > ingredientes > cebolinha

Cebolinha

Sobre a cebolinha

Pra muita gente, é o item que não pode faltar na cozinha de jeito nenhum, graças ao seu poder de deixar as refeições mais saborosas e aromáticas. A responsável por dar esse toque irresistível é a cebolinha, de nome científico Allium schoenoprasum, também conhecida como cebolinha francesa.

Quais os benefícios da cebolinha?

Pois bem, quando o assunto são as propriedades da cebolinha pra saúde, a lista é farta. Graças aos nutrientes presentes em sua composição, à ela são atribuídos pontos super positivos, como:

Ajudar a prevenir doenças: já que a alicina presente na cebolinha tem propriedades antibacterianas, antifúngicas, antivirais e antiparasitárias.

Reforçar a imunidade: graças à vitamina C, que é conhecida por beneficiar o funcionamento do sistema imunológico.

Xô mau humor: a vitamina K tem papel importante na produção dos chamados hormônios do bem-estar – incluindo a serotonina, a dopamina e a norepinefrina. Essas substâncias são essenciais, pois não regulam apenas o humor, como também o apetite.

Melhora o sono e a concentração: contém colina, que é um nutriente importante para regular o sono, os movimentos musculares, e também processos de aprendizado e memória. Outro destaque é que essa substância também auxilia na absorção de gordura e reduz a inflamação crônica. Bacana, né?

Contribui para a saúde óssea: para manter os ossos fortes e resistentes, não deixe faltar vitamina K na sua alimentação – um nutriente presente da cebolinha.

Coração em dia: o potássio e a alicina presentes na cebolinha ajudam a manter o coração saudável. Além disso, a quercetina, outro composto orgânico do alimento, ajuda a reduzir os níveis de colesterol e a formação de placa arterial, promovendo uma melhor saúde cardiovascular e um menor risco de doenças cardíacas.

Como utilizar cebolinha na comida?

Quer saber como usar cebolinha sem erros? Não tem mistério! Na gastronomia brasileira, ela é usada em saladas cruas e também em pratos quentes como feijão e quiche. Mas não para por aí: você pode temperar com cebolinha os ovos, sopas, suflês, peixes e muitas outras delícias. Ou seja, vai bem com tudo e deixa até os pratos bem simples mais especiais.

Afinal de contas, não é sem motivos que ela vive grudadinha em outro tempero bastante conhecido, a salsinha, dando assim origem ao tradicionalíssimo cheirinho verde. Seu sabor suave garante que ela faça um casamento em diversos preparos, inclusive na finalização de pratos. E nada de desperdício: tem truque bom por aqui! Você pode picar e congelar seu temperinho para usar depois, sem alterar o sabor e as propriedades.

Qual a diferença entre cebolinha e cheiro verde?

É molezinha diferenciar: enquanto o cheiro verde é basicamente a união entre cebolinha e salsinha, a cebolinha (Allium schoenoprasum) é a erva usada individualmente.

Quer reunir esse sabor e benefícios com as receitas do seu dia a dia? Na Liv Up, você encontra uma versão ainda mais incrível, pois é orgânica. Ah, e tem também mais praticidade: ela vai pra sua casa já higienizada: é só abrir a embalagem e pronto. Basta soltar seu lado chef e arrasar.



O que é que a cebolinha tem?


Contribui para a saúde óssea

Faz bem para o humor

Fortalece a imunidade


Porção de 100g Total VD*
valor energético 20,0 kcal 1,0 %
carboidratos 3,4 g 1,1 %
proteínas 1,9 g 2,5 %
gorduras totais 0,2 g 0,4 %
gorduras saturada 0,0 g 0,2 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 3,6 g 14,4 %
sódio 2,0 mg 0,1 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Não deixe de provar!









Quer saber um pouco mais sobre nossos fornecedores de cebolinha?


Jefferson
Sítio Alvorada


O Jefferson é um dos nossos primeiros agricultores parceiros. Há muitos anos, ele cultiva e comercializa através de parceiros cerca de 30 culturas diferentes de orgânicos, entre folhas, legumes, verduras e frutas! Só entre julho e dezembro de 2019, o Jefferson forneceu 8.199kg para a Liv Up ;)


Produtos:

Limão tahiti, limão siciliano,abóbora menina brasileira, alho-poró, banana nanica, salsinha, cebolinha, beterraba, berinjela

Adriano
Sítio Paraíso


O Adriano já trabalha conosco há bastante tempo! Teve, inclusive, a oportunidade de participar da entrevista na TV Terra Viva contando um pouquinha da produção de orgânicos no Brasil. Apesar da família sempre ter trabalhado com agricultura, ele se aventurou por alguns anos no meio da logística, mas depois decidiu voltar ao campo junto ao seu pai para produzir orgânicos. Hoje, o Adriano produz cerca de 20 a 30 culturas diferentes, entre folhas, legumes e verduras. Só entre julho e dezembro de 2019, forneceu 11.655kg de orgânicos para a Liv Up.


Produtos:

Salsinha, cebolinha, cenoura, abobrinha italiana, alho-poró, hortelã, beterraba, berinjela, manjericão

José Roberto e Michele
Sítio da Michele


Apesar de ter trabalhado com o cultivo convencional, entre 2014 e 2015, José decidiu converter a produção para o manejo orgânico. Em 2017, foi o primeiro produtor a firmar a parceria com a gente no modelo de plantio dedicado: plantar, colher e vender já sabendo da nossa demanda. ;) Já Michele sempre plantou de maneira orgânica no sítio de sua família, uma vez que consome seus próprios produtos para alimentar os filhos! Hoje em dia, José e Michele trabalham juntos no sítio dela. Essa dupla produziu 392kg de ingredientes para a Liv Up entre julho e dezembro de 2019.


Produtos:

Salsinha, cebolinha, manjericão, hortelã

Alex e Luciana
Quilombo Cafundó


O produtor Alex, do Quilombo Cafundó, é tataraneto, bisneto e neto de agricultoras que praticavam a agricultura natural para a subsistência. Após as terras do quilombo serem tomadas por grileiros, a bisavó dele e seu irmão encabeçaram a luta por sua retomada. Só em 2006 que a comunidade foi reconhecida pelo governo federal e, apenas em 2012, as terras começaram a ser devolvidas. Nesse período, Alex retorna ao quilombo e inicia no ramo da agricultura orgânica. Hoje, ele mantém um trabalho de visitas na comunidade e, dentre outras atividades, promove a agricultura sob manejo orgânico juntos dos irmãos. Entre julho e dezembro de 2019, o Quilombo Cafundó forneceu 1.085kg para a Liv Up!


Produtos:

Abóbora japonesa, salsinha, cebolinha, berinjela