Ajuda
desconto

home > ingredientes > cebola-roxa

Cebola Roxa

Origem da cebola roxa

Ingrediente que não passa batido nas receitas, há quem ame e quem evite, mas a verdade é que a cebola roxa é tudo de sabor, textura e colorido, fazendo sucesso em diversos pratos. Vai da cozinha caseira à alta gastronomia, sempre deixando as receitas mais aromáticas e gostosas.

Da Ásia para a África e depois pra Europa, esse alimento chegou no Brasil com os colonizadores e de lá pra cá nunca deixou a nossa culinária. Pode ser consumida caramelizada, crua em saladas ou como ingrediente de molhos e da famosa guacamole. Entre as características da cebola roxa estão, é claro, a coloração especial e sua crocância.

Quais são os benefícios da cebola roxa?

Do ponto de vista nutricional, a cebola roxa se destaca pelos seus antioxidantes, como a quercetina. O alimento contém também vitaminas e minerais importantes para o organismo, como cálcio, ferro, magnésio e fósforo, por exemplo.

Outro fato bacana é que ela faz bem para o coração, por conter compostos que podem ajudar a diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue. O intestino é também beneficiado pelo seu consumo: por ser rica em fibras, essa hortaliça ajuda a melhorar o seu funcionamento, evitando desconfortos como a prisão de ventre.

Quando devo usar cebola roxa?

Cebola roxa é cebola branca? Faz diferença na hora de usar? Se tratam de variedades diferentes, mas com propriedades e usos bastante semelhantes. A branca costuma ser mais ardida, enquanto a roxa é mais adocicada e calórica, sendo mais indicada para consumir crua.

Cebola roxa em conserva, no ceviche, na salada, ou no tradicional hambúrguer – ela ganha destaque pela cor. E tem dica para preservar sua crocância quando servida crua: mantenha a cebola cortada em água gelada por até 30 minutos antes de servir.

Como fazer cebola roxa caramelizada

Veja como é moleza dar um up no seu hambúrguer com essa receitinha:

• Descasque as cebolas e corte em rodelas com cerca de 5 mm de espessura.

• Em seguida, leve ao fogo numa frigideira com manteiga, depositando as rodelas sem sobrepor.

• Deixe no fogo baixo por pouco mais de 5 minutos ou até a cebola ficar transparente.

• Depois, acrescente 2 colheres (sopa) de shoyu e ½ colher (sopa) de açúcar mascavo e mexa para misturar e separar os aros de cebola. Deixe no fogo baixo por mais 5 minutinhos.

• Quando a cebola estiver bem macia e caramelada, pode desligar o fogo, servir e se deliciar!



O que é que a cebola roxa tem?


É aliada da saúde do coração

Aumenta a imunidade

Melhora a saúde intestinal


Porção de 100g Total VD*
valor energético 40,0 kcal 2,0 %
carboidratos 9,3 g 3,1 %
proteínas 1,1 g 1,5 %
gorduras totais 0,1 g 0,2 %
gorduras saturada 0,0 g 0,2 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 1,7 g 6,8 %
sódio 4,0 mg 0,2 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Não deixe de provar!




Quer saber um pouco mais sobre nossos fornecedores de cebola roxa?


Felício
Sítio dos Alves


O produtor Felício é lá de Santa Catarina! Iniciamos nossa parceria por meio de um intermediário, mas, hoje em dia, recebemos as entregas diretamente dele. Ele se enquadra em um grande produtor, já que produz, por ano, 280 toneladas de cebola, 150 de batata asterix, 50 de cebola roxa, além de um volume menor de batata inglesa, mandioquinha e abóbora japonesa. É dele que vem grande parte da nossa cebola orgânica!


Produtos:

Abóbora japonesa, cebola branca, cebola roxa, mandioquinha, batata inglesa, catata asterix