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Cebola

Sobre a cebola

Há quem torça o nariz pra ela e quem não viva sem, mesmo que faça chorar. Mas o fato é que a cebola não passa despercebida e tem o poder de transformar as receitas. Seja como tempero, frita, assada, estrela do prato e até na salada – ela empresta sabor, aroma e textura, além de garantir nutrientes bem bacanas.

Quais são os benefícios da cebola?

O nome científico da cebola, acredite, é Allium cepa. Isso porque os dois vegetais são parentes bem próximos. E no seu currículo estão propriedades antivirais, antifúngicas, antibacterianas, anti-inflamatórias e antioxidantes. Espia só:

Diminuição do colesterol: tem esse poder graças a uma substância conhecida como saponina, que diminui o risco do desenvolvimento de doenças cardíacas.

Amiga do coração: ajuda a diminuir a pressão arterial, por conter aliina e antioxidantes que promovem o relaxamento dos vasos sanguíneos.

Protege o corpo de doenças: incluindo resfriados, amigdalite, asma e alergias, assim como câncer e diversas infecções, já que contém compostos que proporcionam ação antimicrobiana e anti-inflamatória.

Xô envelhecimento precoce: por ser uma fonte de antioxidantes, seu consumo regular contribui na proteção das células do organismo em relação aos danos causados pelos radicais livres.

Controle do açúcar no sangue: a quercetina e alguns compostos presentes na cebola ajudam na regulação da glicemia, sendo uma ótima opção para pessoas com diabetes ou pré-diabetes.

Tipos de cebola

Melhor que cebola, só se for cebolas, no plural. E tem variedade para você fugir do óbvio e variar nas receitinhas:

Cebola amarela: também conhecida como “cebola pera”, tem como marca registrada um sabor intenso e ácido. Vai que é uma beleza no tempero da carne assada, molhos, refogados e sopa de cebola.

Cebola roxa: é uma das opções mais saborosas e suaves, sendo ideal para se comer crua, principalmente em saladas e sanduíches, ou ainda para caramelizar.

Cebola branca: tem sabor marcante, perfeita para deixar molhos e refogados com mais personalidade.

Cebola doce: na aparência, lembra a cebola amarela, mas tem gostinho adocicado e muita água. É usada para fazer receitas caramelizadas e empanadas.

Chalota: essa é a variedade tradicionalmente usada em vinagretes, compotas e omeletes.

5 clássicos com cebola para experimentar

Além de usar como um tempero saboroso e aromático, tem também pratos que provam que a cebola merece ser a atração principal:

• sopa de cebola

• cebola caramelizada

• cebola em conserva

• anéis de cebola

• quiche de cebola

Deu água na boca? Pois chegou a hora de experimentar a nossa cebola orgânica, que é resultado da união da Liv Up com produtores familiares que cultivam produtos sem uso de agrotóxicos.



O que é que a cebola tem?


Protege o coração

Combate o envelhecimento precoce

Combate a hipertensão


Porção de 100g Total VD*
valor energético 40,0 kcal 2,0 %
carboidratos 9,3 g 3,1 %
proteínas 1,1 g 1,5 %
gorduras totais 0,1 g 0,2 %
gorduras saturada 0,0 g 0,2 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 1,7 g 6,8 %
sódio 4,0 mg 0,2 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Não deixe de provar!




Quer saber um pouco mais sobre nossos fornecedores de cebola?


Felício
Sítio dos Alves


O produtor Felício é lá de Santa Catarina! Iniciamos nossa parceria por meio de um intermediário, mas, hoje em dia, recebemos as entregas diretamente dele. Ele se enquadra em um grande produtor, já que produz, por ano, 280 toneladas de cebola, 150 de batata asterix, 50 de cebola roxa, além de um volume menor de batata inglesa, mandioquinha e abóbora japonesa. É dele que vem grande parte da nossa cebola orgânica!


Produtos:

Abóbora japonesa, cebola branca, cebola roxa, mandioquinha, batata inglesa, catata asterix