home > ingredientes > carne-moida

Carne Moída

Sobre a carne moída

Só de pensar, já bate aquela fominha! A carne moída é saborosa e bem versátil: vai bem de um almoço prático do dia a dia ao recheio de lasanha. É uma delícia na esfiha, em molhos como a bolonhesa, num bolo de carne ou simplesmente como aquele prato que acompanha bem legumes ou o tradicional arroz e feijão.

Além disso, é fonte de proteínas, vitamina B12 e diversos minerais importantes pra sua saúde. Tem como ser melhor?

Qual é a melhor carne moída?

Bom, aí depende do gosto do freguês e do objetivo de preparo. Mas, no geral, as melhores opções são aquelas mais magras, com pouca gordura.

Uma carne perfeita pra ser moída, justamente por ser bem magra, é o patinho, que depois da moedura apresenta aquela cor vermelha super vistosa. Outras boas opções para preparar sua carne moída refogada são o coxão duro, o lagarto e o coxão mole.

Como tirar o gosto de sangue da carne?

Pra você que acha que tem que lavar carne moída pra tirar o gosto de sangue, saiba que não é necessário – nem recomendado.

Para isso, basta levar a carne moída a uma panela, deixando-a ferver por 5 minutos, jogando todo o líquido que sair da carne. Depois é só temperar como preferir, certo?

Vale destacar que a água não tem o poder de retirar as bactérias que possam estar presentes. Além disso, bactérias se proliferam em presença de água e proteína. Ou seja, quando a carne entra em contato com a água, a contaminação pode se espalhar. Outra porém é que a lavagem remove parte dos nutrientes que são solúveis em água. Além disso, se houver bactérias na carne, elas serão eliminadas durante o cozimento, pois temperaturas acima de 70ºC matam a maioria dos microrganismos.

3 dicas para temperar e não ficarem gominhos

Que a carne moída é uma delícia e também é uma aliada da saúde você já sabe. Mas, afinal de contas, tem segredo pra que ela não forme gominhos? A boa notícia é que elencamos 3 dicas que podem te ajudar a arrasar no preparo:

Como tirar a gordura da carne moída: o primeiro passo é remover esse excesso, fervendo a carne moída em um pouco de água por cerca de 10 minutos e depois escorrer.

A ordem dos fatores: um erro comum é já temperar a carne enquanto ela ainda está crua na panela. O ideal é trocar a ordem: adicione seus temperos favoritos, como sal e pimenta quando ela já estiver marrom e fritinha. Isso faz toda a diferença.

Não economize nas mexidas: é importantíssimo ficar mexendo a carne moída ao longo do preparo. Vá desmanchando os grumos à medida que for cozinhando, com o auxílio de uma colher de pau. Assim, a carne se soltará mais facilmente.

Perfeita para preparar um bom molho ou mesmo hambúrguer caseiro, nossa Carne moída de patinho é de altíssima qualidade. Vem experimentar!



O que é que a carne moída tem?


Proteína de alto valor biológico

Fonte de vitamina B12

Contém ferro, zinco e potássio


Porção de 100g Total VD*
valor energético 212,0 kcal 10,6 %
carboidratos 0,0 g 0,0 %
proteínas 26,7 g 35,6 %
gorduras totais 10,9 g 19,8 %
gorduras saturada 4,8 g 21,8 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
sódio 52,0 mg 2,2 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Não deixe de provar!