home > ingredientes > canela

Canela

Origem da canela

Eis um ingrediente com muita história pra contar. Você sabia que a canela é um dos alimentos mais antigos do mundo? Ela já marcava presença lá no Egito Antigo e todo esse tempo depois continua famosa e desejada por seu gostinho único e aroma pra lá de bom – isso, sem falar no conhecido poder da canela e diversos pontos positivos para a saúde.

Originária no Sri Lanka, a especiaria é extraída da casca de uma árvore chamada de Cinnamomum, ou caneleira. A versatilidade você já conhece: vai bem na cobertura de doces, bolos, num chá bem quentinho, para incrementar um café e até na finalização de pratos.

Qual é o benefício da canela?

O consumo regular deste condimento aromático, aliado a uma dieta saudável e equilibrada, pode trazer vários benefícios. Anota aí:

Boa digestão: a canela ajuda a ter uma melhor digestão, além de afastar problemas como gases, e ter efeito antibacteriano, antiespasmódico e anti-inflamatório;

Atua no controle da diabetes, porque ajuda a regular os níveis de açúcar de sangue;

Combate infecções, pois é um expectorante natural;

Xô canseira: suas propriedades ajudam a aumentar a resistência ao estresse;

Protege o coração: graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial.

Alimento termogênico: ela é capaz de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico.

Afasta o envelhecimento precoce: tem efeito super antioxidante, por ser rica em polifenóis.

Aliada contra infecções urinárias: a canela tem propriedades diuréticas, minimizando a retenção de líquido e afastando infecções urinárias.

Faz mal consumir canela?

Em excesso, qualquer alimento pode fazer mal. Mesmo em pessoas saudáveis, nada de exagero: a recomendação máxima diária é de 6 gramas. Mais que isso pode levar a intoxicação, irritação, úlceras e alergias.

Quem não pode tomar chá de canela?

O alimento não é indicado para gestantes em qualquer fase da gravidez, certo? Isso, porque a especiaria pode aumentar as contrações uterinas, elevando o risco de aborto. O alimento deve ser evitado ainda por lactentes e bebês. Por fim, pessoas com hipertensão devem consultar o médico antes de consumir canela, pois há casos onde ela pode afetar a pressão arterial.

Como consumir canela no dia a dia?

Quer trazer esse sabor ancestral, adocicado e amadeirado para sua rotina? Veja como pode ser usada além do óbvio:

No café: polvilhe a canela ou adicione ao pó antes de preparar a bebida;

Água aromatizada: congele-a em cubos de gelo para adicionar sabor e aroma à água;

Up nas frutas: uma pitada de canela garante um gostinho de quero mais em frutas como maçã, pera e banana;

Tempero especial: ela empresta seu sabor para outros alimentos, como couve-flor assada, a batata doce, lentilha, feijão e até para a abóbora;

Ajuda a adocicar pratos como panquecas e bolinhos.



O que é que a canela tem?


Ação termogênica

Auxilia na digestão

Ajuda a combater infecções



Não deixe de provar!