Ajuda
desconto

home > ingredientes > camarao

Camarão

Sobre o camarão

Um fruto do mar delicioso, especialíssimo, que também é campeão de versatilidade. Está presente em receitas saborosas de diversos países, fazendo bonito em saladas e pratos quentes. Tem risoto, massa, moqueca, bobó, torta, aperitivo…e ainda é super saudável. Tem como ser melhor?

Quais os benefícios do camarão?

Quando o assunto é camarão, quais os benefícios e malefícios? Pois bem, já adiantamos que, com exceção dos alérgicos, a lista de pontos positivos é muito superior:

Rico em proteínas: é fonte das chamadas proteínas completas, sendo uma ótima substituição para a carne;

Afasta doenças: as vitaminas presentes no camarão, como as do complexo B, atuam no metabolismo, e as vitaminas D e E, atuam na prevenção de doenças neurológicas;

Foco no ômega-3: sendo uma ótima fonte desse nutriente, seu consumo ajuda a reduzir problemas no coração. Além disso, também pode aliviar sintomas da TPM, e evitar a formação de coágulos sanguíneos.

O único adendo é o consumo em excesso, pois algumas partes do camarão (geralmente aquelas descartadas pro consumo) contêm cádmio, um metal tóxico para o nosso organismo se ingerido em grandes quantidades.

Faz mal comer a casca?

Sabendo limpar o camarão, zero problemas em consumir a casca. Inclusive, basta temperar bem para que se tornem num petisco crocante e saboroso.

Aliás, você sabia que a substância da casca do camarão tem resultados interessantes no combate a certos vírus? A partir das cascas desse crustáceo, pesquisadores obtêm a quitosana, um biomaterial conhecido pelas propriedades antioxidantes, antifúngico e antibacteriano – agora também reconhecidamente eficaz contra o SARS-CoV-2.

Principais diferenças entre tipos de camarão

Existem centenas de espécies e fica até difícil saber qual é o camarão mais saboroso. No Brasil, há variedades de água salgada e de água doce, sendo os mais conhecidos:

• camarão sete-barbas: combinação de tamanho pequeno e sabor é intenso, ideal pra comer frito, como recheios ou em molhos.

• camarão vermelho: típico das águas marinhas, pode atingir até 20 centímetros Geralmente, é preparado frito ou cozido.

• camarão branco: apesar do nome, sua coloração natural é cinza-claro. Presente em toda costa brasileira, ele também pode chegar a 20 centímetros.

• camarão pitu: é considerado a maior espécie que vive nas águas doces e, pasme, chega a medir quase 50 centímetros. Na hora de preparar, vai bem na manteiga, cozido ou grelhado.

• camarão rosa: pode atingir cerca de 18 centímetros e tem uma carne levemente adocicada, perfeita para receitas saborosíssimas como o tradicional camarão na moranga ou entradas fritas.



O que é que o camarão tem?


Rico em ômega-3

Ótima fonte de proteínas

Previne doenças neurológicas


Porção de 100g Total VD*
valor energético 47,0 kcal 2,4 %
carboidratos 0,0 g 0,0 %
proteínas 10,0 g 13,3 %
gorduras totais 0,5 g 0,9 %
gorduras saturada 0,0 g 0,0 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
sódio 201,0 mg 8,4 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Não deixe de provar!