Ajuda
desconto

home > ingredientes > cafe

Café

Café: tradição entre os brasileiros

Café espresso, latte, mocha, cortado, irlandês, árabe, machiatto – são tantas as variações que fica difícil escolher um favorito. Tem grão de café, café em pó, café solúvel, óleo de café e até licor. E se você ainda não tomou seu cafezinho hoje, aposto que já está quase sentindo o sabor e o aroma por aí, não é?

Sem dúvidas, o café é um sucesso absoluto. No Brasil, é a segunda bebida mais consumida, ficando atrás somente da água. E não é só por ser gostoso e cheiroso: o café fornece diversos nutrientes, incluindo a cafeína – responsável por dar mais foco e energia.

Qual a origem do café?

A história da bebida começa no século VII, na África, mais precisamente na Etiópia. Há quem diga, aliás, que a região de Cafa, nesse país, é quem originou o nome de café. Segundo diz a lenda, um pequeno pastor da época percebeu que suas cabras ficavam diferentes quando comiam certa folhagem, a planta de café.

Com a descoberta da bebida, o café começou a ser cultivado pra valer na Arábia, na região do Iêmen. A planta passou a ser considerada milagrosa e tinha um papel social muito importante, graças também a seu uso medicinal.

De lá pra cá, intrigas políticas, conflitos sociais e diversos fatos curiosos marcaram a trajetória do grão pelo mundo. A verdade é que, muito além de uma bebida, o café é um verdadeiro hábito cultural.

Quais são os benefícios do café?

Alô, você, que é fã de café. Tem boa notícia: o consumo moderado da bebida traz diversos benefícios pra saúde. Confira:

Dá um boost na energia: talvez o principal atributo do café seja sua função estimulante. De fato, a bebida deixa o organismo mais ativo. Diversas substâncias presentes no grão fazem com que o rendimento aumente, além de combater o sono e o cansaço.

Ajuda no emagrecimento: mais um ponto positivo pro café, pois ele acelera o metabolismo e a queima de gordura. Isso acontece graças à ativação do sistema nervoso simpático e a oxidação lipídica.

Atua no bom funcionamento do intestino: a bebida ajuda a liberar um hormônio que estimula o intestino grosso a realizar os movimentos gástricos. Assim, consumir café aumenta as contrações do intestino, que empurram os resíduos para fora do organismo.

Combate a depressão: que o café te deixa feliz, você já sabe, mas existe comprovação científica. Doses moderadas de cafeína alteram positivamente o humor e aumentam a disposição devido a seu efeito estimulante. Além disso, o consumo do café está relacionado com a diminuição dos sintomas da depressão.

Ah, e vale lembrar: para um adulto saudável com cerca de 70 kg, está liberado beber até 4 xícaras por dia. Bom demais, né?

O que é café gourmet?

Hmmm, aqui estamos falando de um tipo de café especial…o termo café gourmet é uma uma categoria de classificação de café torrado e moído criado no Programa de Qualidade do Café da ABIC – Associação Brasileira da Indústria do Café (PQC).

O PQC propõe três categorias de produtos a partir de níveis de qualidade: Tradicional, Superior e Gourmet. Nesse último grupo, estão as bebidas com nota igual ou superior a 7,3 e até 10.

Vai um cafezinho aí?



O que é que o café tem?


Dá energia e acelera o metabolismo

Combate a depressão

Faz bem pra saúde do coração



Não deixe de provar!