Saiba mais sobre o cacau | Liv Up Ingredientes
Ajuda


home > ingredientes > cacau

Cacau






Saiba mais sobre o cacau

O fruto do cacaueiro é quem dá origem ao mundialmente amado chocolate. Este ingrediente é produzido com a semente, mas a polpa do cacau também rende receitas deliciosas e é consumida principalmente em vitaminas e sucos. Além disso, o cacau empresta seu sabor ainda a geléias, destilados finos e sorvetes.


Benefícios do cacau para a saúde

Para quem não sabe, esta planta tem origem latino americana, sendo nativa da Bacia do rio Amazonas. Entre os diversos motivos para consumi-la, o mais o conhecido é certamente a melhora no humor. Afinal, o cacau reduz os níveis de estresse, ajuda a relaxar e promover a sensação de bem-estar.

Os flavonoides em sua composição atuam como um verdadeiro antioxidante natural. Tal substância possui propriedades vasodilatadoras, facilitando a circulação sanguínea e estabilizando a pressão arterial. Em outras palavras, o cacau ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. Por fim, os flavonoides também são aliados da saúde da pele – combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.

Para finalizar, o cacau (inclusive na forma de chocolate) contribui para o alívio de sintomas da ansiedade. Isso porque ele ajuda a liberar endorfinas no corpo, o hormônio conhecido pela sensação de bem-estar e felicidade. Lembrando que todos os benefícios do cacau estão garantidos apenas em chocolates amargos, acima de 70% de pureza.


Consumo de cacau em pó

O cacau em pó é tão versátil quanto saudável. Ele pode ser usado no preparo de bolos, cookies, panquecas, vitaminas, brownies e outras delícias. Vale lembrar que o cacau em si não é doce. Conforme a receita, pode ser necessário lançar mão de mel, agave, stevia ou o açúcar mascavo.


Como fazer cacau em pó

Depois de colhido, os frutos maduros descansam por 2 dias. Após isso, são quebrados para retirada das sementes. Elas são então fermentadas e revolvidas por alguns dias. É feita a secagem das amêndoas, que em geral dura uma semana. A próxima etapa consiste na torragem, seguida pela moagem dos nibs. Os processos finais são a prensagem do licor (em que há a separação da manteiga de cacau) e, por último, atomização do cacau, que passará então a ser cacau em pó.




O que é que o cacau tem?


✓ Age como antioxidante


✓ Ajuda no tratamento de depressão


✓ Atua como anti-inflamatório, com fuções vasodilatadoras


Porção de 100g Total VD*
valor energético 240,0 kcal 12,0 %
carboidratos 13,6 g 4,5 %
proteínas 20,0 g 26,7 %
gorduras totais 7,6 g 13,8 %
gorduras saturada 4,0 g 18,2 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 27,6 g 110,4 %
sódio 100,0 mg 4,2 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



E se você ama cacau, não deixe de provar!

Minha sacola


Clique em "adicionar" para
adicionar produtos na sua sacola :)