Do sul da Itália para o mundo, a burrata é um queijo cremoso para ninguém botar defeito. Original da Puglia, tradicionalmente é feita com leite de vaca, mas a burrata de búfala surpreende pelo sabor e textura. Além disso, contém uma boa quantidade de cálcio e proteína, e baixo teor de sódio.
Essa iguaria tem uma capa de mussarela e recheio cremoso, que é a cereja do bolo. É basicamente um meio termo entre a mussarela de búfala e a manteiga. Aliás, seu nome é derivado da palavra burro, que justamente significa manteiga em italiano.
E toda essa cremosidade de dar água na boca combina perfeitamente com outros ingredientes italianíssimos, como tomatinhos frescos ou confitados, azeite de oliva, pesto, azeitonas pretas e torradas. Deu até fome, né?
A produção do queijo burrata inicia da mesma maneira que a de muitos outros queijos: adicionando queijo coalho ao leite morno. A magia acontece na próxima etapa: coalhos de mussarela frescos são mergulhados em soro de leite quente ou água levemente salgada. Depois, são amassados e puxados para desenvolver as “cordas elásticas” (pasta filata), para, por fim, serem moldadas na forma desejada. Geralmente, a forma redondinha, bem característica.
No geral, esse alimento super especial harmoniza bem com pratos da cozinha mediterrânea e seus ingredientes consagrados. Fica gostoso num spagetti com pesto, tomatinhos confitados, com torradas e azeite ou para tirar as saladas do lugar comum.
Boa quantidade de cálcio e proteína
Baixo teor de sódio