Ajuda
desconto

home > ingredientes > brocolis

Brócolis

O brócolis

Se tem um vegetal que merece um espaço especial nos corações – e na mesa – é o brócolis. Esse alimento é um coringa na cozinha e deixa qualquer prato mais saboroso, colorido e nutritivo.

Originário lá da costa do Meditârreno, ficou popular em diversas regiões do que hoje é a Itália e depois ganhou o mundo. Você sabia que o brócolis era um dos vegetais mais consumidos no Império Romano? A receitinha da época levava azeite de oliva, vinho branco e alho - uma pegada bem italiana que agrada ao paladar até hoje.

Quais são os benefícios do brócolis?

E na hora de cuidar muito bem da sua saúde, o brócolis tira de letra. Tem benefícios pra dar e vender:

• Controle do colesterol: por ser um alimento rico em fibras solúveis, o brócolis ajuda a diminuir a absorção do colesterol e a controlar os níveis no seu organismo;

• Faz bem pro coração: ajuda a manter a pressão arterial controlada e contém substâncias com propriedades anti-inflamatórias que previnem o aparecimento de lesões nos vasos sanguíneos e o desenvolvimento de doenças nas artérias;

• Amigo da boa digestão: além das fibras, é rico em sulforafano, um composto que regula as quantidades de bactérias no estômago, como a Helicobacter pylori, evitando assim o aparecimento de úlceras ou gastrite, por exemplo.

• Reforça a imunidade: consumir brócolis regularmente contribui pra ingestão de vitamina C e outros nutrientes que ajudam a melhorar as defesas do organismo, protegendo o corpo contra doenças e infecções.

Tipos de brócolis

Não bastasse ser tudo de bom, ainda tem variedade! Saiba mais sobre essas versões que não podem faltar na sua lista de compras:

Brócolis ramoso x brócolis de cabeça única: esse último é aquele bem tradicional, que geralmente você encontra na feira. Possui um único florete (cabeça) com várias pequenas inflorescências. Já o brócolis ramoso é caracterizado principalmente por apresentar inflorescências laterais, é composto com vários “talinhos” mais compridos, e geralmente é vendido em maços.

Uma das opções mais populares é o brócolis japonês, também chamado de brócolis ninja, que possui uma única cabeça, um talo mais grosso e quase não tem folhas. O mais diferente é o brócolis romanesco, que parece uma obra de arte. Tem uma forma fractal de encher os olhos e que pode deixar qualquer prato mais bonito. Em relação aos nutrientes e sabor, todas as opções são semelhantes.

Como fazer cozido?

E se o assunto é saúde, a melhor forma de cozinhar os vegetais é sempre o vapor, preservando ao máximo suas propriedades benéficas para saúde. Então 5 minutinhos bastam para ter um brócolis no ponto, crocante e delicioso!



O que é que o brócolis tem?


Diminui inflamações

Combate o envelhecimento precoce

Fortalece os ossos


Porção de 100g Total VD*
valor energético 25,0 kcal 1,3 %
carboidratos 4,0 g 1,3 %
proteínas 3,6 g 4,8 %
gorduras totais 0,3 g 0,5 %
gorduras saturada 0,1 g 0,5 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 2,9 g 11,6 %
sódio 3,0 mg 0,1 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Não deixe de provar!




Quer saber um pouco mais sobre nossos fornecedores de brócolis?


Fernanda e Miguel
Sítio São Miguel


A Fernanda e seu marido, Miguel, estão localizado na cidade de Tijucas do Sul, no Paraná. De lá, fornecem para nós, principalmente, abóbora japonesa, brócolis e couve-flor. Aos poucos, o gengibre e o inhame de lá entraram na nossa lista de compras. A parceria com eles começou em 2019 e está sendo um sucesso!


Produtos:

Abóbora japonesa, gengibre, inhame, brócolis, couve-flor