Ajuda
desconto

home > ingredientes > beterraba

Beterraba

A beterraba

A beterraba é uma hortaliça pertencente à família Chenopodiaceae. O nome pode ser difícil, mas inseri-la na alimentação é fácil, fácil. Vai bem em saladas, sucos, sopas e é sucesso total para dar aquele colorido nos pratos.

Qual é o benefício da beterraba?

Entre as vitaminas da beterraba, estão as do tipo A, do Complexo B e C. Mas não para por aí: tem também minerais como sódio, potássio, além de fibras, ácido fólico, carotenóides e a betalaína, o pigmento natural que dá essa coloração roxa linda.

E não é só um ingrediente bonito não! Ela é uma grande aliada da saúde, espia só:

Cuida da saúde cardíaca: com beterraba no menu, seu coração funciona direitinho. Isso porque o vegetal contém nitratos, substâncias de ação vasodilatadora que controlam a pressão arterial e ajudam a relaxar as paredes dos vasos sanguíneos. Assim, fica muito mais fácil o trabalho do coração ao mandar sangue para todo o corpo.

Fortalece o sistema imune: quem é que não quer garantir um organismo mais protegido? Isso é possível graças às vitaminas C e A e também ao zinco.

Previne doenças degenerativas: além de retardar o envelhecimento precoce, os alimentos ricos em antioxidantes, como a beterraba, ajudam a afastar problemas degenerativos, como a doença de Alzheimer.

Otimiza o rendimento nos exercícios: se você já se perguntou pra que serve o suco de beterraba, essa é a resposta. A bebida é capaz de aumentar o desempenho e a resistência durante a atividade física. Isso porque ajuda a reduzir os gastos com oxigênio, fazendo com que haja aumento da potência e do tempo necessário para chegar à exaustão. Legal, né?

Como consumir a beterraba?

Beterraba crua ou cozida, ela é rainha na hora de criar pratos bem coloridos e nutritivos.

A melhor forma de consumi-la é crua, ralada ou batida em sucos e vitaminas, garantindo assim todas as suas propriedades para a saúde. Já se você prefere a versão cozida, o indicado é que esse processo seja mais curto e tenha menos contato com o calor, para preservar os nutrientes. Aí o limite é a criatividade: ela vai bem como ingrediente corante em massas e molhos, nhoque, risoto, sopa, ceviche… E até o talo pode ser aproveitado para rechear massas, panquecas e tortas em geral.

Já está cheio de ideias para usar beterraba na sua próxima refeição? Pois saiba que na Liv Up você encontra uma beterraba orgânica fresquinha vinda direto do campo, e também uma versão higienizada e ralada que é tudo de praticidade para sua rotina.



O que é que a beterraba tem?


Fortalece o coração

Auxilia na atividade física

Ação antioxidante


Porção de 100g Total VD*
valor energético 43,0 kcal 2,2 %
carboidratos 9,6 g 3,2 %
proteínas 1,6 g 2,1 %
gorduras totais 0,2 g 0,3 %
gorduras saturada 0,0 g 0,1 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 2,8 g 11,2 %
sódio 10,0 mg 0,4 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Não deixe de provar!




Quer saber um pouco mais sobre nossos fornecedores de beterraba?


Jefferson
Sítio Alvorada


O Jefferson é um dos nossos primeiros agricultores parceiros. Há muitos anos, ele cultiva e comercializa através de parceiros cerca de 30 culturas diferentes de orgânicos, entre folhas, legumes, verduras e frutas! Só entre julho e dezembro de 2019, o Jefferson forneceu 8.199kg para a Liv Up ;)


Produtos:

Limão tahiti, limão siciliano,abóbora menina brasileira, alho-poró, banana nanica, salsinha, cebolinha, beterraba, berinjela

Adriano
Sítio Paraíso


O Adriano já trabalha conosco há bastante tempo! Teve, inclusive, a oportunidade de participar da entrevista na TV Terra Viva contando um pouquinha da produção de orgânicos no Brasil. Apesar da família sempre ter trabalhado com agricultura, ele se aventurou por alguns anos no meio da logística, mas depois decidiu voltar ao campo junto ao seu pai para produzir orgânicos. Hoje, o Adriano produz cerca de 20 a 30 culturas diferentes, entre folhas, legumes e verduras. Só entre julho e dezembro de 2019, forneceu 11.655kg de orgânicos para a Liv Up.


Produtos:

Salsinha, cebolinha, cenoura, abobrinha italiana, alho-poró, hortelã, beterraba, berinjela, manjericão