A BETERRABA, É SUCESSO PARA DAR AQUELE COLORIDO NOS PRATOS

Vai bem em saladas, sucos, sopas e, por isso, é fácil fácil de inseri-la na alimentação

Entre as vitaminas da beterraba, estão as do tipo A, do Complexo B e C. Mas não para por aí: tem também minerais como sódio, potássio, além de fibras, ácido fólico, carotenóides e a betalaína, o pigmento natural que dá essa coloração roxa linda.E não é só um ingrediente bonito não! Ela é uma grande aliada da saúde.

Quais os benefícios do consumo da beterraba?

Cuida da saúde cardíaca: com beterraba no menu, seu coração funciona direitinho. Isso porque o vegetal contém nitratos, substâncias de ação vasodilatadora que controlam a pressão arterial e ajudam a relaxar as paredes dos vasos sanguíneos. Assim, fica muito mais fácil o trabalho do coração ao mandar sangue para todo o corpo.

Fortalece o sistema imune: quem é que não quer garantir um organismo mais protegido? Isso é possível graças às vitaminas C e A e também ao zinco.

Previne doenças degenerativas: além de retardar o envelhecimento precoce, os alimentos ricos em antioxidantes, como a beterraba, ajudam a afastar problemas degenerativos, como a doença de Alzheimer.

Otimiza o rendimento nos exercícios: se você já se perguntou pra que serve o suco de beterraba, essa é a resposta. A bebida é capaz de aumentar o desempenho e a resistência durante a atividade física. Isso porque ajuda a reduzir os gastos com oxigênio, fazendo com que haja aumento da potência e do tempo necessário para chegar à exaustão. Legal, né?

Como consumir beterraba?

Beterraba crua ou cozida, ela é rainha na hora de criar pratos bem coloridos e nutritivos.

A melhor forma de consumi-la é crua, ralada ou batida em sucos e vitaminas, garantindo assim todas as suas propriedades para a saúde. Já se você prefere a versão cozida, o indicado é que esse processo seja mais curto e tenha menos contato com o calor, para preservar os nutrientes. Aí o limite é a criatividade: ela vai bem como ingrediente corante em massas e molhos, nhoque, risoto, sopa, ceviche… E até o talo pode ser aproveitado para rechear massas, panquecas e tortas em geral.