Ajuda
desconto

home > ingredientes > berinjela

Berinjela

Sobre a berinjela

Legume carnudo, suculento, super versátil como ingrediente nas receitas e vira um prato principal bem saudável sem fazer esforço. A berinjela é um alimento de origem indiana, da mesma família do pimentão, que dá show também quando o assunto é saúde.

Se a ideia é comer bem com muito sabor, não tem pra ninguém. Ela combina com especiarias, iogurte, tahina, tem gostinho de quero mais e muita textura. Vira suco de berinjela, sopa, lasanha e até versões recheadas de dar água na boca.

Quais são os benefícios da berinjela?

Consumir berinjela regularmente traz diversos pontos positivos pra saúde, viu? Saiba os porquês de incluir mais desse alimento no seu dia a dia:

Controle do colesterol: por conter poderosos antioxidantes na sua composição, ajuda na prevenção do desenvolvimento de problemas cardíacos;

Atua na circulação sanguínea: as propriedades anti inflamatórias contribuem para a saúde dos vasos sanguíneos, auxiliando a regular a pressão arterial;

Peso saudável: muito sabor e fibras em poucas calorias, ou seja, aumenta a sensação de saciedade;

Previne a anemia: já que é fonte de ácido fólico, um nutriente que estimula a produção de células sanguíneas;

Controle da glicemia: os antioxidantes e fibras presentes na berinjela atrasam a absorção de carboidratos, sendo um aliado poderoso na prevenção da diabetes e também para incluir na alimentação dos diabéticos;

Cérebro e memória: contém fitonutrientes que evitam danos causados pelos radicais livres às células neuronais, promovendo a saúde do cérebro;

Fonte de nutrientes importantes: tem vitamina da berinjela? Saiba que nela estão presentes as vitaminas A, B e C, além de fibras, cálcio, magnésio e potássio.

Quais os tipos de berinjela?

Para deixar tudo ainda melhor, tem variedade na hora de fazer a feira. Veja quais são as opções mais comuns pra você não deixar faltar na despensa:

Berinjela rajada: é facilmente reconhecida pela casca, com as cores branca e lilás.

Berinjela redonda: o nome diz tudo – essa espécie tem formato redondo, além da coloração que é um roxo mais claro e chamativo. Há quem diga que é a berinjela mais saborosa.

Berinjela preta: estamos falando da opção beeem tradicional, que a gente geralmente encontra no supermercado, aquela com a casca de cor mais escura, quase preta.

Como você viu, todas elas possuem suas próprias características, mas garantimos que todas são uma delícia!

Água de berinjela serve pra que?

Essa bebida é benéfica para quem tem prisão de ventre. Isso porque o alto teor de fibras ajuda a regular o intestino e melhorar a digestão. Além disso, a água de berinjela é conhecida pelo seu efeito diurético, dando aquela forcinha pra aliviar a retenção de líquidos.



O que é que a berinjela tem?


Afasta o diabetes

Diminui o colesterol

Aumenta a imunidade


Porção de 100g Total VD*
valor energético 19,6 kcal 1,0 %
carboidratos 4,4 g 1,5 %
proteínas 1,2 g 1,6 %
gorduras totais 0,1 g 0,2 %
gorduras saturada 0,0 g 0,0 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 2,9 g 11,5 %
sódio 0,0 mg 0,0 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Não deixe de provar!




Quer saber um pouco mais sobre nossos fornecedores de berinjela?


Jefferson
Sítio Alvorada


O Jefferson é um dos nossos primeiros agricultores parceiros. Há muitos anos, ele cultiva e comercializa através de parceiros cerca de 30 culturas diferentes de orgânicos, entre folhas, legumes, verduras e frutas! Só entre julho e dezembro de 2019, o Jefferson forneceu 8.199kg para a Liv Up ;)


Produtos:

Limão tahiti, limão siciliano,abóbora menina brasileira, alho-poró, banana nanica, salsinha, cebolinha, beterraba, berinjela

Adriano
Sítio Paraíso


O Adriano já trabalha conosco há bastante tempo! Teve, inclusive, a oportunidade de participar da entrevista na TV Terra Viva contando um pouquinha da produção de orgânicos no Brasil. Apesar da família sempre ter trabalhado com agricultura, ele se aventurou por alguns anos no meio da logística, mas depois decidiu voltar ao campo junto ao seu pai para produzir orgânicos. Hoje, o Adriano produz cerca de 20 a 30 culturas diferentes, entre folhas, legumes e verduras. Só entre julho e dezembro de 2019, forneceu 11.655kg de orgânicos para a Liv Up.


Produtos:

Salsinha, cebolinha, cenoura, abobrinha italiana, alho-poró, hortelã, beterraba, berinjela, manjericão

Alex e Luciana
Quilombo Cafundó


O produtor Alex, do Quilombo Cafundó, é tataraneto, bisneto e neto de agricultoras que praticavam a agricultura natural para a subsistência. Após as terras do quilombo serem tomadas por grileiros, a bisavó dele e seu irmão encabeçaram a luta por sua retomada. Só em 2006 que a comunidade foi reconhecida pelo governo federal e, apenas em 2012, as terras começaram a ser devolvidas. Nesse período, Alex retorna ao quilombo e inicia no ramo da agricultura orgânica. Hoje, ele mantém um trabalho de visitas na comunidade e, dentre outras atividades, promove a agricultura sob manejo orgânico juntos dos irmãos. Entre julho e dezembro de 2019, o Quilombo Cafundó forneceu 1.085kg para a Liv Up!


Produtos:

Abóbora japonesa, salsinha, cebolinha, berinjela