Ajuda
desconto

home > ingredientes > batata-baroa

Batata Baroa

Sobre a batata baroa

Adocicada, bem amarelinha e com formato alongado, ela parece até parente da cenoura, mas não é. Presença confirmada em sopas e papinhas de bebê, ela rende outras delícias como um escondidinho saboroso, saladas quentes e muito mais. Chame de batata baroa ou mandioquinha, o fato é que esse alimento de sabor forte e muita personalidade ganha fãs também pelos seus atributos para a saúde.

Quais os nutrientes da batata baroa?

A batata baroa é do jeitinho que a gente gosta: reúne sabor e nutrientes na mesma medida. Ela é fonte de minerais como magnésio, ferro, zinco, fósforo e cálcio, além de fornecer vitamina C e vitaminas do complexo B. Quer mais? Dá uma olhadinha no que mandioquinha pode fazer pela sua saúde:

Mais energia pro seu dia a dia: pois é uma excelente fonte de carboidratos;

Aliada do intestino: por ser rica em fibras, melhora a saúde intestinal, ajudando a combater a prisão de ventre;

Up na imunidade: contém zinco, vitamina C e vitaminas do complexo B, que são nutrientes fundamentais para fortalecer a defesa do organismo;

Xô envelhecimento precoce: é fonte de vitamina C, um antioxidante poderosíssimo que favorece a cicatrização da pele e produção de colágeno;

Ossos e dentes saudáveis: contém nutrientes essenciais para evitar doenças como osteoporose e osteopenia, como o fósforo e cálcio;

Amiga dos músculos: por conter carboidratos, seu consumo ajuda a garantir energia para realizar os treinos. É também rica em cálcio e magnésio, minerais que melhoram a força e a contração muscular, favorecendo a hipertrofia.

E batata baroa para diabetes, pode? Isso varia de caso pra caso, mas geralmente é possível incluir fontes de carboidratos, desde que em quantidades moderadas e com a autorização médica, é claro.

E pra quem acha que batata baroa engorda, vale sempre lembrar que nenhum alimento isoladamente tem o poder de engordar ou emagrecer. Tudo depende do contexto alimentar, necessidades energéticas individuais, certo? Numa alimentação balanceada, não existe alimento proibido.

Ela combina com o que?

A batata baroa é quase um sinônimo de uma comida gostosa e aconchegante. Um clássico no purê, cremes, sopas, nhoque e escondidinho. Mas a versatilidade não acaba por aí: dá pra fazer uma versão sauté, preparar bolinho, snack, fritas e até pão.

Está esperando o que para incluir essa delícia em suas refeições? Pra deixar tudo mais descomplicado, na Liv Up você encontra uma versão de mandioquinha orgânica que chega na sua casa higienizada. Então é só preparar e aproveitar essa união de sabor e saúde!



O que é que a batata baroa tem?


Atua na saúde dos olhos

Mantém a imunidade em dia

Melhora o trânsito intestinal


Porção de 100g Total VD*
valor energético 101,0 kcal 5,1 %
carboidratos 24,0 g 8,0 %
proteínas 1,0 g 1,3 %
gorduras totais 0,2 g 0,4 %
gorduras saturada 0,0 g 0,0 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 2,1 g 8,4 %
sódio 0,0 mg 0,0 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Não deixe de provar!




Quer saber um pouco mais sobre nossos fornecedores de batata baroa?


Gentil e Régis Couto
Sítio Santa Cruz


A dupla de pai e filho, Gentil e Régis Couto, produz no manejo orgânico desde 2020. Eles começaram esse trabalho produzindo alface, escarola, beterraba, rúcula, temperos e alguns pés de banana. Com o passar do tempo, migraram para o plantio de mandioquinha, batata inglesa, cenoura e abobrinha. Só entre julho e dezembro de 2019, forneceram 9.855kg de ingredientes para a Liv Up.


Produtos:

Batata inglesa, mandioquinha, abobrinha italiana

Felício
Sítio dos Alves


O produtor Felício é lá de Santa Catarina! Iniciamos nossa parceria por meio de um intermediário, mas, hoje em dia, recebemos as entregas diretamente dele. Ele se enquadra em um grande produtor, já que produz, por ano, 280 toneladas de cebola, 150 de batata asterix, 50 de cebola roxa, além de um volume menor de batata inglesa, mandioquinha e abóbora japonesa. É dele que vem grande parte da nossa cebola orgânica!


Produtos:

Abóbora japonesa, cebola branca, cebola roxa, mandioquinha, batata inglesa, catata asterix

Família Welendorf
Sítio Até que Enfim


Os bisavós do Aroldo, Fred e Monalisa, já eram agricultores e produziam batata no sistema convencional. O sítio foi passando de geração em geração, até que, entre 2017 e 2018, dois irmãos fizeram a conversão do sítio para a produção orgânica. Atualmente, cada irmão é responsável por parte do cultivo, mas o planejamento de tudo é feito em conjunto. ;)


Produtos:

Batata doce, cenoura, salsinha, mandioquinha