home > ingredientes > batata-asterix

Batata Asterix

Sobre a batata asterix

Você sabia que a origem da batata asterix é holandesa? Da Europa para o mundo, ela é ingrediente de vários pratos amados aqui no Brasil.

Além do nome, essa variedade de tubérculo se destaca pelas cores: a casca bem rosadinha faz um contraste bonito com o seu interior bem amarelo. Em relação à textura, ela contém uma alta concentração de amidos, o que a torna excelente para aperitivos, pois fica bem sequinha, macia por dentro e crocante por fora. Resumindo, uma delícia!

Quais os benefícios do alimento?

Não é só bonita e gostosa, não. Ela fornece nutrientes importantes, como zinco, potássio, fósforo, vitamina B e C. Além disso, é uma ótima fonte de fibras, ajudando na boa digestão e no funcionamento do intestino.

Mas os benefícios da batata asterix não param por aí. Sua casca contém de duas a três vezes mais antioxidantes que as batatas inglesas. Essas substâncias são famosas por ajudar a neutralizar os radicais livres – compostos prejudiciais que podem aumentar o risco de diversas doenças, além de acelerarem o envelhecimento.

Por fim, a coloração avermelhada da batata asterix indica a presença de antocianinas, um antioxidante também que ajuda na proteção contra os radicais livres.

Qual a diferença entre batata inglesa e asterix?

Aí vai uma curiosidade impressionante: existem mais de 5.000 variedades desse alimento pelo mundo – com diferentes formatos, colorações e sabores.

A batata inglesa é aquela variedade que todo mundo conhece e adora. Também chamada de monalisa ou ágata, tem um formato oval, alongado e tem casca clara. Do ponto de vista nutricional, é fonte de vitaminas do complexo B e C, e vitamina K, além de diversos minerais. 100g dessa batata fornecem 65 calorias.

Já a batata asterix é famosa pela presença de amido. Em valores nutricionais, ela é levemente mais calórica que a inglesa, fornecendo 70 calorias por porção de 100g. Na aparência, o principal destaque é a coloração da casca.

Dicas de como consumir no dia a dia

Quer saber como fazer batata asterix sem erro? A boa notícia é que não faltam receitas usando essa variedade. Espia só:

• Você pode cozinhar batata asterix para fazer um purê bem cremoso

• Dá pra preparar fritas sequinhas, inclusive usando a airfyer

• Fica uma delícia ou forno, sem casca ou na versão rústica

• Vira um chips crocante e colorido

• É o ingrediente perfeito pro preparo de nhoque

• E até massa pra um pãozinho de batata bem macio

Na Liv Up, o que já é bom fica melhor ainda. No nosso mercado online, você encontra uma opção orgânica, ideal para receitas saudáveis e que ainda faz bem pro meio ambiente. Não é demais?



O que é que a batata asterix tem?


Fonte de ferro, fósforo, cálcio, magnésio e zinco

Combate os radicais livres

Ótima fonte de energia


Porção de 100g Total VD*
valor energético 70,0 kcal 3,5 %
carboidratos 15,9 g 5,3 %
proteínas 1,9 g 2,5 %
gorduras totais 0,1 g 0,3 %
gorduras saturada 0,0 g 0,2 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 1,7 g 6,8 %
sódio 18,0 mg 0,8 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Não deixe de provar!