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Banana

Sobre a banana

Tem alimento mais prático que a banana? É só descascar e se deliciar. Simples assim! E dá até pra carregar na bolsa. Isso e o sabor adocicado ajudam a explicar a popularidade dessa fruta que figura entre as variedades mais consumidas no Brasil.

Apesar de ser um hit tropical, você sabia que esse alimento não é brasileiro? De origem asiática, ela se adaptou rapidamente ao clima do país, mas já era cultivada no continente há mais de 4 mil anos.

E se depender da sua versatilidade, vai fazer sucesso por muito tempo ainda. Afinal, além de ser consumida in natura, pode ser ingrediente de diversas receitas, que vão de vitaminas, tortas e farofas até moqueca com banana.

Banana é carboidrato?

Seja ela ouro, prata, da terra ou nanica, a banana é uma fruta cheia de carboidratos. Ou seja, é uma ótima fonte de energia e funciona como um ótimo pré-treino. Por isso, já dá uma olhada no bolinho de banana com nozes zero açúcar da Liv Up!

Vale a pena comer a fruta? 10 benefícios da banana

Do ponto de vista nutricional, a banana também faz bonito. Contém fibras, além de fornecer potássio, fósforo, cálcio, antioxidantes, triptofano e muita energia. Entre as vitaminas da banana, estão as vitaminas A e C. Por isso, ela dá um show no que diz respeito à saúde. Olha só:

Faz bem pro coração

É fonte de potássio, um mineral importante para a saúde cardíaca. Esse mineral ajuda a controlar os efeitos do sódio no organismo, prevenindo a hipertensão, um dos fatores de risco para doenças do coração.

Amiga do sistema digestivo

As fibras da banana ajudam a regular as funções intestinais e ajudam a repor o potássio, normalmente perdido durante episódios de diarreia ou vômito. Além disso, a fruta reequilibra a flora intestinal e ajuda a diminuir a produção de colesterol pelo fígado.

Ajuda na saciedade

As fibras alimentares também retardam o esvaziamento gástrico, proporcionando a famosa sensação de saciedade.

Melhora o humor

A banana contém triptofano – um aminoácido que atua na síntese do neurotransmissor serotonina, conhecido popularmente como o "hormônio da felicidade".

Aliada de uma rotina ativa

Uma das causas das cãibras e dores musculares é a deficiência de minerais como sódio, potássio, cálcio e magnésio. Consumir bananas ajuda a repor esses minerais, além de ser uma ótima fonte de energia.

Melhora o sono

Você já conhece os benefícios antes de dormir? Além de ajudar na produção de serotonina, por conta do triptofano, contém potássio e vitamina B6. Essa combinação é excelente para ajudar na qualidade do sono.

Faz bem para a visão

A fruta fornece nutrientes importantes para a saúde dos olhos, como a vitamina A e C.

Atua na saúde cerebral

O consumo regular de banana ajuda em atividades cerebrais como o raciocínio, memorização e concentração.

Xô envelhecimento precoce

A banana promove a formação de colágeno e é rica em antioxidantes, que ajudam a retardar o envelhecimento.

Prevenção da formação de úlceras

Graças a uma substância conhecida como leucocianidina, a banana aumenta a espessura da mucosa digestiva e neutraliza a acidez, ajudando a evitar úlceras gástricas.

Banana-da-terra tem mais benefícios?

Além de ser a maior espécie de banana do Brasil, chegando a 26 cm de comprimento, entre os benefícios da banana-da-terra estão uma maior quantidade de vitaminas A e C. O único cuidado é para não consumi-la ao natural, pois pode ser um pouco indigesta. A dica é usá-las em receitas, cozidas ou assadas, aqui na Liv Up, nós utilizamos na refeição de picadinho de carne, arroz branco e purê de banana-da-terrra.

Quais os tipos de banana?

E como se não bastasse tudo isso, ainda tem variedades de banana pra todos os gostos, com diferentes tamanhos, tonalidades e sabores. Em suma, todas são muito nutritivas e fontes de fibra, potássio, antioxidantes, carboidratos e vitaminas. Saiba mais:

Banana prata

É pequena, de sabor suave e levemente ácido. Geralmente, é utilizada na preparação de pratos doces, como a banana split ou bananada.

Banana maçã

Tem casca fina, polpa clarinha e um sabor levemente adstringente e aroma que lembra maçã. É uma variedade pequena, que não costuma ser maior que 10 centímetros.

Banana nanica

De pequena, só o nome, podendo chegar a 20 centímetros. Essa variedade é bastante popular e possui a polpa doce e macia, sendo usada em doces e vitaminas.

Banana-da-terra

Tem um formato achatado e polpa menos doce. É o tipo mais comprido, com até 30 centímetros. É consumida cozida ou frita em receitas salgadas.

Pode comer banana à noite?

Mais uma boa notícia para os fãs da banana: sua composição favorece a qualidade do sono. Ela é rica em potássio, triptofano e magnésio, que são nutrientes importantes para a produção de melatonina, agindo como um verdadeiro sedativo natural.

Bateu a fome? Você encontra banana nanica orgânica na Liv Up, produzida sem o uso de agrotóxicos, contribuindo para a sua saúde e a conservação do meio ambiente. Assim, você garante uma banana bem fresquinha e que tem só pontos positivos pra sua saúde.

Ah, e nada de desperdícios, certo? Não esqueça de usar também a casca da banana em preparos como doces, “carne” de casca de banana, bolos, pães e farofas.



O que é que a banana tem?


Previne doenças do coração

Ótima fonte de energia

Reduz cãibras e dores musculares


Porção de 100g Total VD*
valor energético 128,0 kcal 6,4 %
carboidratos 33,7 g 11,2 %
proteínas 1,4 g 1,9 %
gorduras totais 0,0 g 0,0 %
gorduras saturada 0,0 g 0,0 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 1,5 g 6,0 %
sódio 0,0 mg 0,0 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Não deixe de provar!