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Banana

A banana

Tem alimento mais prático que a banana? É só descascar e se deliciar. Simples assim! E dá até pra carregar na bolsa. Isso e o sabor adocicado ajudam a explicar a popularidade dessa fruta que figura entre as variedades mais consumidas no Brasil.

Apesar de ser um hit tropical, você sabia que esse alimento não é brasileiro? De origem asiática, ela se adaptou rapidamente ao clima do país, mas já era cultivada no continente há mais de 4 mil anos.

E se depender da sua versatilidade, vai fazer sucesso por muito tempo ainda. Afinal, além de ser consumida in natura, pode ser ingrediente de diversas receitas, que vão de vitaminas, tortas e farofas até moqueca com banana.

Quais benefícios da banana?

Ah, e tem mais: a banana dá um show no que diz respeito à saúde. Olha só:

• Faz bem pro coração: é fonte de potássio, um mineral importante para a saúde cardíaca.

• Amiga do sistema digestivo: as fibras da banana ajudam a regular as funções intestinais e ajudam a repor o potássio, normalmente perdido durante episódios de diarreia ou vômito.

• Ajuda na saciedade: as fibras alimentares também retardam o esvaziamento gástrico, proporcionando a famosa sensação de saciedade.

• Melhora o humor: a banana contém triptofano – um aminoácido que atua na síntese do neurotransmissor serotonina, conhecido popularmente como o "hormônio da felicidade".

• Aliada de uma rotina ativa: uma das causas das cãibras e dores musculares é a deficiência de minerais como sódio, potássio, cálcio e magnésio. Consumir bananas ajuda a repor esses minerais, além de ser uma ótima fonte de energia.

Quais os tipos de banana?

Não bastasse tudo isso, ainda tem variedades de banana pra todos os gostos, com diferentes tamanhos, tonalidades e sabores. Em suma, todas são muito nutritivas e fontes de fibra, potássio, antioxidantes, carboidratos e vitaminas. Saiba mais:

Banana prata: é pequena, de sabor suave e levemente ácido. Geralmente, é utilizada na preparação de pratos doces, como a banana split ou bananada.

Banana maçã: tem casca fina, polpa clarinha e um sabor levemente adstringente e aroma que lembra maçã. É uma variedade pequena, que não costuma ser maior que 10 centímetros.

Banana nanica: de pequena, só o nome, podendo chegar a 20 centímetros. Essa variedade é bastante popular e possui a polpa doce e macia, sendo usada em doces e vitaminas.

Banana-da-terra: tem um formato achatado e polpa menos doce. É o tipo mais comprido, com até 30 centímetros. É consumida cozida ou frita em receitas salgadas.

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O que é que a banana tem?


Previne doenças do coração

Ótima fonte de energia

Reduz cãibras e dores musculares


Porção de 100g Total VD*
valor energético 128,0 kcal 6,4 %
carboidratos 33,7 g 11,2 %
proteínas 1,4 g 1,9 %
gorduras totais 0,0 g 0,0 %
gorduras saturada 0,0 g 0,0 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 1,5 g 6,0 %
sódio 0,0 mg 0,0 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



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