Ajuda
desconto

home > ingredientes > bacalhau

Bacalhau

O bacalhau

Mesmo sendo um clássico do final de ano, esse prato bem que merecia um lugar à mesa de janeiro a janeiro. Delicioso como ele só, o bacalhau também faz bem à saúde. Isso porque se trata de um peixe magro e rico em vitaminas dos tipos A, D, E, B6 e B26, além de fornecer minerais importantes como fósforo, cálcio e magnésio.

O resultado é que esse alimento fonte de proteínas ajuda a reduzir o estresse, a proteger a pele, na manutenção da saúde cardiovascular, além de diminuir o risco de câncer no cólon.

Qual o nome do peixe que faz o bacalhau?

Ora pois: você sabia que bacalhau não é um peixe? É isso mesmo, não existe uma espécie com o nome de bacalhau. Mas ele só pode ser produzido e levar esse nome se for feito a partir de três espécies. A primeira é o Gadus morhua, conhecido como o legítimo bacalhau do Porto, além do Gadus macrocephalus e do Gadus ogac.

Existem ainda outras variedades de qualidade usadas para fazer as vezes de bacalhau, mas só podem ser anunciadas como peixe salgado seco, certo? As mais comuns são o Ling, Zarbo e Saithe.

4 maneiras de preparar bacalhau

Procurando receitas de bacalhau? Isso é o que não falta! Bacalhoada ao forno, à Gomes de Sá, à Brás... tem até bacalhau rústico, bolinho e arroz de bacalhau. Escolha seu favorito entre os clássicos:

Bacalhau à espanhola: super tradicional, essa receita leva postas de peixe, tomates, batatas, azeite de oliva e vinho branco.

Bacalhau ao forno: as postas de bacalhau assadas também são uma forma popular de prepará-lo. Uma boa dica é dessalgar bem antes de assar, para suavizar o sabor.

Bacalhau às natas: não poderia faltar na lista uma clássica receita portuguesa. Como o nome sugere, essa versão leva nata ou creme de leite fresco para dar uma cremosidade especial ao prato.

Bacalhau à Fiorentina: como deixar tudo ainda mais gostoso? Adicione espinafre e molho bechamel. É o trunfo dessa receita italiana de bacalhau que reúne parmesão ralado, azeite, cebolas, batatas e tomates.

Independente do seu escolhido, o resultado você já conhece, é uma delícia!

Ah, e tem também algumas dicas para deixar seus preparos mais saudáveis. Retirar a pele do peixe deixa o prato mais leve. Além disso, versões ao forno são mais indicadas, sempre acompanhadas de azeite de oliva extra virgem. Para finalizar, as ervas finas fazem bonito, dando mais sabor e aroma para a sua receita.

Como se já não bastasse toda a saudabilidade, o lombo de bacalhau da Liv Up vem de pesca sustentável certificada, e é dessalgado e produzido respeitando altos padrões de qualidade. Ficou irresistível, né?



O que é que o bacalhau tem?


Rico em proteínas

Ajuda a saúde cardiovascular

Atua na redução do estresse


Porção de 100g Total VD*
valor energético 84,0 kcal 4,2 %
carboidratos 0,0 g 0,0 %
proteínas 19,0 g 25,3 %
gorduras totais 0,7 g 1,3 %
gorduras saturada 0,3 g 1,4 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
sódio 480,0 mg 20,0 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Não deixe de provar!