Ajuda
desconto

home > ingredientes > azeitona

Azeitona

Sobre a azeitona

O fruto da oliveira – sim, azeitona é fruta – é conhecido por um amargor que traz mais personalidade e sabor em diferentes pratos, inclusive na forma do delicioso e aromático azeite de oliva. Na culinária, ele tem espaço de destaque na hora de temperar, acrescentar sabor e textura e até mesmo como ingrediente principal de vários molhos e patês.

Como é feita a azeitona?

Do pé de azeitona até o prato, o caminho percorrido é longo. Ela pode ser colhida ainda verde ou deixada para amadurecer na árvore, mudando de cor para um tom arroxeado, dando origem à azeitona preta. A curiosidade que muita gente não sabe é que dificilmente elas são consumidas direto da árvore: são naturalmente muito amargas e precisam ser tratadas primeiro – seja para a versão em conservas ou para produção do azeite.

Quais os benefícios de comer azeitona?

Além do gostinho de quero mais, a azeitona também proporciona pontos positivos pra saúde, olha só:

Fonte de nutrientes: contém vitaminas, sais minerais, ácidos graxos, fibras e antioxidantes;

Afasta doenças: ajuda a reforçar o sistema imunológico, a promover a saúde ocular, regular o intestino e faz bem para o coração.

Ação antioxidante: graças a esse fator, ajuda a proteger o organismo de doenças causadas pelos radicais livre, como câncer e doenças neurodegenerativas;

Promover a saúde da pele: ajudando a impedir o envelhecimento precoce graças também aos antioxidantes;

Reduzir o colesterol ruim: por ser ricas em gorduras monoinsaturadas.

Regula o intestino: é um alimento aliado do bom funcionamento do intestino por conta das suas fibras e da gordura monoinsaturada.

Viu só como ela é muito mais que um petisco gostoso?

Azeitona em conserva faz mal?

Em excesso, o consumo de azeitona pode fazer mal, principalmente para quem sofre de pressão alta. Isso pois geralmente elas apresentam uma quantidade elevada de sódio. Mas em pequenas quantidades, e dentro de uma alimentação balanceada, pode comer sem medo de ser feliz – seja como snack, na pizza, como recheio de tortas, na salada, no bacalhau e até no martini.

Se você é fã desse sabor, vai adorar experimentar o azeite extra virgem do mercado da Liv Up. Ele é produzido a partir de uma mescla de azeitonas de altíssima qualidade. Cultivadas sob o sol do Mediterrâneo, as azeitonas oferecem um toque suave e puro original que realça suas receitas de pratos quentes ou frios. Faz bonito da salada aos preparos ao forno.



O que é que a azeitona tem?


Fortalece o sistema imunológico

Faz bem para os ossos

Ajuda a regular o intestino