Saiba mais sobre o azeite de dendê | Liv Up Ingredientes
Ajuda


home > ingredientes > azeite-de-dende

Azeite De Dendê






O azeite de dendê

O azeite de dendê, também conhecido como óleo de palma, é um tipo de óleo vegetal produzido a partir do fruto do dendezeiro, uma palmeira originária da África que foi trazida ao Brasil e se adaptou muito bem no litoral da nossa Bahia. Esse ingrediente, além de ser histórico, pode trazer muito sabor e textura pra diversas receitas!


Quais são os benefícios nutricionais do azeite de dendê?

Muito utilizado tanto na indústria de alimentos quanto de cosméticos, o azeite de dendê apresenta uma composição nutricional interessante e, por isso, pode trazer benefícios à saúde, desde que consumido de maneira equilibrada e associado à uma alimentação saudável.

Apesar de sabermos os malefícios que o consumo excessivo de óleos e gorduras pode acarretar ao corpo, os mesmos apresentam papel importante na alimentação, fornecendo energia e ácidos graxos essenciais (aqueles que o corpo não consegue produzir sozinho), além de participarem do transporte de alguns tipos de vitaminas e contribuírem para a formação de determinados hormônios importantes ao corpo.

O azeite de dendê apresenta tanto gorduras saturadas quanto insaturadas, também conhecidas como “gorduras do bem”. Entre elas, destacam-se o ômega 6 e o ômega 9. A ciência tem mostrado que esses compostos podem ajudar a reduzir danos vasculares, evitando a formação de coágulos e de depósitos de gordura, além de contribuírem pra redução do colesterol total e do LDL, considerado o “colesterol ruim”.

Esse óleo também é fonte das vitaminas A e E, ambas atuam como antioxidantes, protegendo as células saudáveis do corpo contra o ataque dos radicais livres e prevenindo o envelhecimento precoce das mesmas. Além disso, protegem o corpo contra gripes, resfriados e infecções, agindo positivamente sobre o sistema imunológico.


Como consumir azeite de dendê?

Em sua forma bruta, o azeite de dendê apresenta um aroma e um sabor muito fortes e característicos, além da sua cor bastante avermelhada. É tipicamente usado na culinária baiana, conferindo toda a identidade dessa cozinha. Patrimônios da nossa cultura alimentar, como o acarajé, o vatapá, o caruru e o bobó de camarão, por exemplo, levam azeite de dendê em suas receitas. Em casa, você pode utilizar uma pequena quantidade de azeite de dendê em seus testes culinários ou como tempero de saladas.




O que é que o azeite de dendê tem?


✓ Rico em vitamina A


✓ Ajuda na saúde do cérebro


✓ Aumenta os níveis de energia


Porção de 100g Total VD*
valor energético 884,0 kcal 44,2 %
carboidratos 0,0 g 0,0 %
proteínas 0,0 g 0,0 %
gorduras totais 100,0 g 181,8 %
gorduras saturada 43,1 g 195,9 %
gorduras trans 0,1 g ** %
fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
sódio 0,0 mg 0,0 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



E se você ama azeite de dendê, não deixe de provar!

Minha sacola


Clique em "adicionar" para
adicionar produtos na sua sacola :)