Ajuda
desconto

home > ingredientes > azeite

Azeite

Sobre o azeite

Clássico da culinária contemporânea, o azeite de oliva é marca registrada na dieta mediterrânea e está presente em grande parte das cozinhas do mundo todo. Na salada, finalização de pratos ou até pra passar no pão.

Quais os benefícios do azeite?

Muito além do sabor, tem também pontos positivos para a saúde. Conheça alguns dos principais benefícios do azeite de oliva extra virgem:

Faz bem pro coração: os antioxidantes presentes no azeite ajudam a proteger o coração e também reduzem os riscos de hipertensão;

Prevenção da diabetes: por ser rico em gorduras monoinsaturadas, ajuda na prevenção da diabetes tipo 2;

Combate ao câncer: incluir o azeite na dieta pode reduzir os riscos de câncer de cólon, assim como de melanomas malignos.

Saúde da pele: é rico em antioxidantes e vitaminas A e E, contribuindo pra uma pele bonita e saudável.

Boa digestão: promove a sensação de saciedade, e ainda ajuda o estômago a digerir os alimentos mais lentamente.

Mas, afinal, se o alimento possui assim tantos benefícios de onde vem a história de que o azeite faz mal? A verdade é que o excesso de azeite, assim como acontece com qualquer outro alimento, pode trazer efeitos negativos ao organismo. Por isso, a recomendação é consumir no máximo duas colheres de sopa diariamente.

Qual o melhor azeite?

Saiba de uma vez por todas como escolher um azeite bacana: prefira sempre aqueles com acidez de até 0,8% – chamado de azeite de oliva extra virgem. Esta é a melhor opção por ter maior quantidade de gorduras boas, melhor qualidade nutricional e mais benefícios para a saúde. Outro ponto de atenção é escolher um azeite puro, sem misturas com outros óleos e também aqueles vendidos em garrafas escuras, que ajudam a preservar suas propriedades dos danos causados pela luz.

3 mitos e verdades sobre o azeite

Um alimento tão famoso, naturalmente, dá o que falar. E existem muitas histórias circulando por aí. Descubra se é verdade ou mentira o que falam sobre ele:

Azeite faz mal se esquentar: depende! Ele só perde suas propriedades antioxidantes se por aquecido por longos períodos e em temperaturas superiores a 180ºC. Esquentar em baixas temperaturas não traz prejuízo à saúde nem forma substâncias tóxicas.

Azeite engorda: mito! Nenhum alimento engorda ou emagrece isoladamente. O que acontece é que ele tem um alto teor de calorias, por isso deve ser consumido de maneira equilibrada.

Azeite faz milagres pelos cabelos: mito! À primeira vista, o azeite no cabelo pode parecer a salvação das madeixas danificadas, mas não é bem assim. O exagero pode deixar o couro cabeludo úmido e oleoso, causando caspa e até queda. A recomendação nutricional é investir em alimentação de qualidade pra ter cabelos saudáveis, e a dermatológica é usar produtos feitos especialmente para os cabelos, pois são desenvolvidos para isso.



O que é que o azeite tem?


Possui propriedades anti-inflamatórias

Previne doenças cardíacas

Faz bem para os ossos


Porção de 100g Total VD*
valor energético 830,0 kcal 41,5 %
carboidratos 0,0 g 0,0 %
proteínas 0,0 g 0,0 %
gorduras totais 92,3 g 167,8 %
gorduras saturada 14,6 g 66,4 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
sódio 0,0 mg 0,0 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Não deixe de provar!