Ajuda
desconto

home > ingredientes > avela

Avelã

A avelã

O fruto oleaginoso da aveleira (também chamada de avelaneira ou avelãzeira) possui uma casca lisa e uma semente comestível em seu interior, as cobiçadas avelãs. Esse alimento super saboroso é fonte de energia, tendo alto teor de gorduras e proteínas e dá origem ao famoso creme de avelã que faz sucesso pelo mundo todo.

Quais os benefícios da avelã?

Elas não entregam apenas sabor: possuem vários benefícios para a saúde graças à sua composição. Afinal de contas, são ricas em fibras, ferro, fósforo, magnésio e vitaminas do complexo B. E não para por aí! Espia só:

Ajudam a saúde cardiovascular: como são fontes de gorduras boas e fibras, elas ajudam a diminuir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom, prevenindo problemas cardiovasculares.

Ação antioxidante: por conta da vitamina E, consumir avelãs ajuda a diminuir a inflamação em todo o organismo.

Controlar o açúcar no sangue: certos nutrientes, como o ácido oleico e o magnésio, ajudam a reduzir e controlar a quantidade de açúcar no sangue, aumentando a sensibilidade à insulina.

Dar um up no cérebro e na memória: o ácido fólico, o magnésio e zinco presentes na avelã são importantes para a transmissão de impulsos nervosos. Por isso, incluí-la na alimentação pode ajudar a aumentar ou preservar a capacidade de memória ou aprendizado.

Auxilia na prevenção ao câncer: a combinação de compostos antioxidantes, vitaminas (principalmente a E) e minerais atua na prevenção da doença, principalmente por oferecer proteção às células contra danos que podem causar câncer.

Tem avelã no Brasil?

Esse fruto não é cultivado comercialmente no Brasil. É uma planta nativa da Europa e da Ásia, mas existem no mundo diferentes tipos de avelã, de origens variadas: as americanas, italianas, portuguesas, inglesas… totalizando dezenas de espécies.

Como consumir?

O creme de chocolate com avelã é, provavelmente, a sua forma mais conhecida de consumo. Uma delícia para comer com pão, na panqueca e um um sem fim de doces. Mas ela pode ser consumida torradinha, na forma de azeite ou usada para preparar bebida vegetal de avelã ou manteiga, em tortas, doces e até na salada, para dar mais textura e crocância. Pode ser triturada para fazer uma farinha adicionada a pães, emprestando sabor e um aroma delicioso.



O que é que a avelã tem?


Colabora com a saúde do coração

Fortalece o cérebro e a memória

Atua no controle do açúcar no sangue


Porção de 100g Total VD*
valor energético 646,0 kcal 32,3 %
carboidratos 17,6 g 5,9 %
proteínas 15,0 g 20,0 %
gorduras totais 62,4 g 113,5 %
gorduras saturada 4,5 g 20,5 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 9,4 g 37,6 %
sódio 0,0 mg 0,0 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Não deixe de provar!