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Aveia

A aveia

Aliada de quem busca uma alimentação saudável, a aveia é vendida em farinha, flocos (finos e grossos) e farelo. Ela pode ser consumida com frutas, iogurtes, granola, sucos, vitaminas, shakes e mingau. Ou seja, sugestões para incluí-la no cardápio não faltam, muito menos motivos. Veja só:

Benefícios da aveia

Este cereal nutritivo conta com carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais. A grande quantidade de fibras solúveis e insolúveis em sua composição torna este ingrediente ideal para quem busca uma alimentação equilibrada ou quer perder peso. Além disso, seu consumo auxilia o bom funcionamento intestinal, já que retarda o esvaziamento gástrico, resultando numa maior sensação de saciedade.

A aveia também ajuda a reduzir os riscos de doenças coronárias, além de diminuir os níveis de colesterol total e colesterol ruim (LDL), assim como a liberação de açúcar no sangue.

Para finalizar os benefícios que a aveia pode trazer à saúde, o alimento contém antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce e o aparecimento de doenças. O zinco em sua composição diminui o surgimento de acne e reforça o sistema imunológico. Já o manganês, auxilia na formação de colágeno, substância fundamental para a pele, unhas e cabelo.

Quantas colheres de aveia é indicado consumir diariamente?

A porção recomendada é de 30 gramas por dia. Ou seja, três colheres de sopa de aveia já garantem os benefícios do cereal. Por conta do alto teor de fibras, lembre-se de ingerir bastante líquido, certo?

Como usar farinha de aveia?

Existem inúmeras maneiras de consumir o ingrediente. A preparação de bolos, pães, biscoitos, tortas, empanados e farofas são alguns dos mais conhecidos. Outra ideia é usá-la para dar consistência ao mingau. Na culinária vegetariana, ela é muito usada para dar liga em hambúrgueres, omeletes, bolinhos e etc.



O que é que a aveia tem?


Fonte de proteína

Rica em antioxidantes

Ajuda a controlar o colesterol


Porção de 100g Total VD*
valor energético 394,0 kcal 19,7 %
carboidratos 66,6 g 22,2 %
proteínas 13,9 g 18,5 %
gorduras totais 8,5 g 15,5 %
gorduras saturada 1,5 g 6,8 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 9,1 g 36,4 %
sódio 5,0 mg 0,2 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



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