Ajuda
desconto

home > ingredientes > atum

Atum

O atum

Atum em conserva pra deixar a rotina mais prática, ou fresquinho para inspirar o chef de cozinha que existe em você. A verdade é que esse peixe é um antigo conhecido da humanidade, sendo apreciado desde muito antes do surgimento das receitas que a gente ama. E antes mesmo: visto que ele foi representado nas pinturas rupestres e teve sua imagem cunhada em moedas. Aliás, existia referência à pesca de atum por volta de 700 a.C, no mar Egeu.

E não é à toa que esse peixe serviu como alimento para os gregos e romanos. Ele é encontrado, principalmente, no Mar Mediterrâneo, sendo uma das variedades mais apreciadas e conhecidas no mundo todo.

Para resumir a história, existem oito espécies de atum. O Atum Azul é o mais cobiçado, graças ao seu tamanho colossal e uma carne extremamente saborosa ideal para fazer sushi, podendo um único peixe custar alguns milhões de dólares. Já imaginou?

Onde é encontrado o atum?

Estamos falando de uma espécie que vive nas regiões tropicais e subtropicais de todos os oceanos. São considerados grandes nadadores, podendo percorrer até 170 km num único dia. Aliás, os atuns são verdadeiros gigantes marinhos, que podem atingir até 3 metros de comprimento e pesar cerca de uma tonelada.

Mas não precisa se assustar: estar perto da costa não é algo costumeiro para a espécie. É mais comum encontrá-los em mar aberto, nadando em cardumes.

Como preparar atum?

O atum é um dos queridinhos de quem valoriza uma alimentação saudável com muito sabor. É fonte de proteína de alto valor biológico e tem baixo teor de gorduras, além de fornecer as vitaminas B3, B12, e B6.

Na cozinha, é um ingrediente tão versátil que não é nada difícil pensar em diversas receitas deliciosas com o peixe. E como faz atum? Tem dica: não deixe cozinhar demais, para não ressecar. Quando atingir um tom opaco, já está no ponto.

No mais, vai do gosto e das habilidades na cozinha, começando pelo facilíssimo e clássico patê de atum, passando pelo atum em posta com legumes, carpaccio, omelete proteico, sanduíche, hambúrguer, brusqueta, e, acredite, até lasanha.

O alimento combina super bem com saladas, pães, batatas, tomate, ervas finas, limão e azeite de oliva. Seja no forno ou grelhado, é praticamente irresistível.

Na hora de garantir seu atum, lembre-se de que a melhor opção é o peixe in natura. E na impossibilidade, prefira o enlatado em óleo, pois ele conserva e aumenta a absorção do seu ômega-3 e outros nutrientes.



O que é que o atum tem?


Fonte de ômega 3

Fortalece o sistema imunológico

Ajuda a manter o coração saudável


Porção de 100g Total VD*
valor energético 165,9 kcal 8,3 %
carboidratos 0,0 g 0,0 %
proteínas 26,2 g 34,9 %
gorduras totais 5,5 g 10,1 %
gorduras saturada 1,0 g 4,5 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
sódio 362,2 mg 15,1 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento