Saiba mais sobre o arroz negro | Liv Up Ingredientes
Ajuda


home > ingredientes > arroz-negro

Arroz Negro






O arroz negro

Contam as histórias que o arroz negro, quando teve origem há quatro mil anos lá na China, era considerado um alimento raríssimo. Dizem que, por seu sabor amendoado e exótico, era oferecido apenas nos banquetes dos grandes imperadores chineses. Atualmente, esse grão já é produzido aqui no Brasil e tem sido considerado um dos tipos de arroz com maior valor nutricional.


Quais são os benefícios do arroz negro?

Realmente, podemos citar diversos benefícios nutricionais deste tipo de arroz. Por ser um arroz integral, o arroz negro tem suas propriedades naturais preservadas. Sendo assim, apresenta um grande teor de proteínas, fibras alimentares, vitaminas, minerais e antioxidantes.

As proteínas são muito importantes para o crescimento e manutenção dos tecidos do corpo, como a pele, os músculos, os cabelos e as unhas. Já as fibras são essenciais para a saúde do intestino, para o controle da glicemia (o “açúcar” presente no sangue), para a proteção do coração e também para a sensação de saciedade, evitando o consumo exagerado de alimentos durante a refeição.

Entre as vitaminas presentes nesses grãos destacam-se as vitaminas do complexo B, as quais participam do processo de geração de energia para o corpo; e entre os minerais, destaca-se o magnésio, o qual ajuda a fixar o cálcio nos ossos e dentes, tornando-os mais fortes e saudáveis.

Por fim, e não menos importante, os antioxidantes presentes no arroz negro, principalmente as antocianinas e os compostos fenólicos, são essenciais pra combater os radicais livres e prevenir o envelhecimento precoce das células saudáveis do corpo.


Como consumir o arroz negro?

Nada mais bonito do que cozinhar com o arroz negro! Esse grão deixa a preparação linda, além de ser um perfeito acompanhamento de peixes, frutos do mar e cogumelos de diversos tipos. Você só precisa ficar de olho no tempo de preparo, afinal, por ser um arroz integral, demora mais tempo pra cozinhar do que os outros tipos de arroz. Mas, também é possível deixá-lo de molho no dia anterior ou fazer o pré-cozimento na panela de pressão. E nada de jogar fora a água avermelhada que ficou depois do molho, viu? Pode usar tranquilamente no cozimento do arroz, porque estará cheia de nutrientes.




O que é que o arroz negro tem?


✓ Contém mais fibras que o arroz integral


✓ Rico em magnésio, que ajuda a fixar o cálcio nos ossos


✓ Ajuda a combater o envelhecimento precoce


Porção de 100g Total VD*
valor energético 346,0 kcal 17,3 %
carboidratos 72,0 g 24,0 %
proteínas 9,8 g 13,1 %
gorduras totais 2,0 g 3,6 %
gorduras saturada 0,0 g 0,0 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 4,8 g 19,2 %
sódio 0,0 mg 0,0 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



E se você ama arroz negro, não deixe de provar!

Minha sacola


Clique em "adicionar" para
adicionar produtos na sua sacola :)