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Arroz Japonês

Sobre o arroz japonês

Tem alimento mais democrático, coringa e gostoso que o arroz? Nesse caso, em vez de ficar soltinho, bem grudado é mais saboroso. Não é refogado e precisa ser beeeem lavado antes de ir pra panela. Sim, estamos falando do arroz japonês, de sabor neutro, que casa bem com shoyu, picadinho oriental e, é claro, não pode faltar no sushi.

Qual a diferença entre o arroz japonês e o brasileiro?

A preferência no prato dos brasileiros é o arroz “agulhinha”, o mais produzido e consumido no país. Ele tem características super diferentes do arroz japonês, conhecido como Nihon Mai ou popularmente batizado de Gohan pelos japoneses.

A primeira diferença está no formato dos grãos. O arroz japonês é mais arredondado que o nosso agulhinha. Em termos de textura, ele também se destaca: acredite, o arroz japonês deve ter liga e ficar soltinho ao mesmo tempo. Ele é tradicionalmente cozido sem sal ou temperos e deve ficar úmido, mais grudadinho, enquanto os brasileiros preferem um arroz bem solto.

7 jeitos diferentes de consumir gohan

Para servir o gohan como acompanhamento, a única regra é se deliciar. Afinal, o arroz é sempre muito bem-vindo e garante combinações tão importantes como o nosso combo com feijão.

E não é só sabor, o gohan traz muitos benefícios: como ser uma boa fonte de energia e fibras. Pois bem, na hora de consumir, você pode experimentá-lo de diferentes formas:

• Arroz japonês temperado

• Bolinho de arroz japonês

• Gohan com shimeji

• Sopa de arroz japonês

• Arroz japonês pra sushi, hot roll, temaki e niguiri

• Yakimeshi

• Uramaki e hossomaki.

Como fazer arroz japonês?

Esqueça o jeito de preparar seu clássico arroz agulhinha e descubra como cozinhar seu arroz japonês sem medo de errar:

Ingredientes:

• 1 ½ xícara (chá) de arroz japonês

• 3 xícaras (chá) de água

• Gergelim branco a gosto para servir

Modo de preparo:

Lave bem o arroz sob água corrente, até que a água saia praticamente limpa. Transfira para uma panela pequena e cubra com a água. Em seguida, leve ao fogo médio e deixe cozinhar por 10 minutos, até começar a ferver. Aí é preciso abaixar o fogo e deixar cozinhar por mais 10 minutos com a tampa entreaberta – assim, ele fica levemente úmido e bem grudadinho.

Por fim, desligue o fogo, tampe a panela e deixe o arroz terminar de cozinhar no próprio vapor por mais alguns minutinhos. Ao servir, salpique o gergelim branco sobre o arroz, garantindo um acompanhamento perfeito e saboroso para preparos orientais.



O que é que o arroz japonês tem?


Controle dos níveis de açúcar do sangue

Fonte de vitaminas e minerais

Melhora da digestão


Porção de 100g Total VD*
valor energético 1.418,0 kcal 70,9 %
carboidratos 78,0 g 26,0 %
proteínas 4,8 g 6,4 %
gorduras totais 0,0 g 0,0 %
gorduras saturada 0,0 g 0,0 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 1,2 g 4,8 %
sódio 22,0 mg 0,9 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento