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Ameixa






Sobre a ameixa

Já comeu sua ameixa hoje? Essa fruta é uma aliada da boa digestão e colabora para deixar seu intestino mais saudável, forte e funcionando de maneira regular. No Brasil, ela é bastante popular tanto em sua forma in natura como em doces, geleias, iogurtes e compotas.


Conheça os benefícios da ameixa

Além de sabor marcante, a ameixa faz sucesso pelos atributos nutricionais. A fruta é rica em vitaminas do complexo B, e também A, C e K. Contém minerais como magnésio, potássio, ferro, zinco, cálcio e fósforo. Portanto, beneficia também a visão, o sistema imunológico, e o fortalecimento ósseo. Quer mais motivos para consumir ameixa diariamente? Ela ajuda a controlar os níveis de açúcar e colesterol, previne a anemia e auxilia a perda de peso.


Quais são os principais tipos de ameixa?

Essa frutinha pode ser consumida na forma fresca ou desidratada, conhecida como ameixa seca. Na verdade, existem diferentes tipos de ameixa, com formatos, cores e tamanhos diversos. No total, são mais de duas mil variações. São classificadas em grupos chamados: Japonesa, Americana, Ornamental, Damson, Européia e Selvagem.

Em solos brasileiros, as mais populares são:

- Ameixa preta: se destaca pelo seu poder antioxidantes e por conter sorbitol – uma espécie de açúcar que estimula o intestino a trabalhar melhor.
- Ameixa amarela: é também conhecida como nêspera ou ameixa-japonesa. Rica em carotenoides, contribui para a saúde da pele e o bom funcionamento do sistema imunológico.
- Ameixa vermelha: provavelmente a mais popular. Os flavonoides em sua composição garantem uma ação anti-inflamatória.
- Ameixa verde: essa variedade é bastante utilizada principalmente na confeitaria, por conta do seu seu sabor.

Diariamente, a quantidade indicada é de 1 a 2 ameixas grandes frescas. Se forem pequenas a porção aumenta para 3 a 4 unidades.




O que é que a ameixa tem?


✓ Grande poder antioxidante


✓ Rica em vitaminas A e C e potássio


✓ Diminui a fome por conta de suas fibras solúveis


Porção de 100g Total VD*
valor energético 240,0 kcal 12,0 %
carboidratos 63,9 g 21,3 %
proteínas 2,2 g 2,9 %
gorduras totais 0,4 g 0,7 %
gorduras saturada 0,1 g 0,4 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 7,1 g 28,4 %
sódio 2,0 mg 0,1 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



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