Ajuda
desconto

home > ingredientes > alho-poro

Alho-Poró

Sobre o alho-poró

Conhecido desde a Antiguidade, o alho-poró, apesar de também ser chamado de alho francês, é originário do leste do Mediterrâneo e do oriente médio. Da mesma família do alho e da cebola, esse vegetal pode ser consumido cru ou cozido emprestando sabor e aroma para diversas receitas. E não para por aí: ele também manda bem nos nutrientes e substâncias amigas do seu organismo.

Quais os benefícios do alho-poró para a saúde?

Tem pontos positivos e não são poucos, viu? Descubra como consumir o alho-poró pode ajudar a ter uma alimentação mais saudável:

Fonte de nutrientes importantes: contém cálcio, ferro, potássio, magnésio e cobre, substâncias essenciais para a saúde da estrutura óssea, muscular e do sistema cardiovascular. Tem também vitamina C, que fortalece a imunidade, faz bem para a saúde da pele e auxilia na absorção do ferro. Por fim, fornece vitaminas do complexo B – que atuam no sistema nervoso, cardiovascular e digestivo.

Alto teor de fibras: por isso, ajuda a manter o bom funcionamento do sistema digestivo. O alho-poró possui ainda prebióticos, contribuindo para a saúde da flora intestinal.

Rico em antioxidantes: essas substâncias inibem a ação oxidante dos radicais livres, combatendo o envelhecimento precoce da pele, dos cabelos e do corpo em geral.

Poder diurético: combate a retenção de líquidos e, por isso, ajuda a amenizar inchaços pelo corpo e também a eliminar toxinas.

Qual o gosto?

Não se deixe enganar pelo nome, afinal, o sabor do alho-poró remete bem à cebola, sendo inclusive mais suave e menos ácido.

O que combina com alho-poró?

Agora que você já tem uma ideia melhor do seu sabor, fica mais fácil saber como usar alho-poró. E a palavra aqui é versatilidade! Ele ajuda a aromatizar caldos, sopas e cozidos. Já a parte branca vai bem em saladas, recheio de torta e até incrementa um belo risoto. Como ter um leve ardididinho, casa perfeitamente com ingredientes neutros como queijos, ovo e batata. Dá também pra fazer uma combinação ousada e cheia de personalidade, juntando o alho-poró a ingredientes marcantes, como queijo azul, castanhas e mostarda.

Ah, e nada de desperdício, saiba o que fazer com as folhas do alho-poró: dá pra colocar no feijão, no bouquet garni e ensopados diversos e retirar na hora de servir.

Além de encontrar alho poró orgânico no mercado online da Liv Up para deixar seus preparos mais ricos em sabor, ele também está presente em várias das nossas receitas, como o risoto e o quiche.



O que é que o alho-poró tem?


É rico em nutrientes

Fonte de antioxidantes

Faz bem pra digestão


Porção de 100g Total VD*
valor energético 32,0 kcal 1,6 %
carboidratos 6,9 g 2,3 %
proteínas 1,5 g 2,0 %
gorduras totais 0,3 g 0,5 %
gorduras saturada 0,0 g 0,2 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 2,5 g 10,0 %
sódio 2,0 mg 0,1 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Não deixe de provar!




Quer saber um pouco mais sobre nossos fornecedores de alho-poró?


Jefferson
Sítio Alvorada


O Jefferson é um dos nossos primeiros agricultores parceiros. Há muitos anos, ele cultiva e comercializa através de parceiros cerca de 30 culturas diferentes de orgânicos, entre folhas, legumes, verduras e frutas! Só entre julho e dezembro de 2019, o Jefferson forneceu 8.199kg para a Liv Up ;)


Produtos:

Limão tahiti, limão siciliano,abóbora menina brasileira, alho-poró, banana nanica, salsinha, cebolinha, beterraba, berinjela

Adriano
Sítio Paraíso


O Adriano já trabalha conosco há bastante tempo! Teve, inclusive, a oportunidade de participar da entrevista na TV Terra Viva contando um pouquinha da produção de orgânicos no Brasil. Apesar da família sempre ter trabalhado com agricultura, ele se aventurou por alguns anos no meio da logística, mas depois decidiu voltar ao campo junto ao seu pai para produzir orgânicos. Hoje, o Adriano produz cerca de 20 a 30 culturas diferentes, entre folhas, legumes e verduras. Só entre julho e dezembro de 2019, forneceu 11.655kg de orgânicos para a Liv Up.


Produtos:

Salsinha, cebolinha, cenoura, abobrinha italiana, alho-poró, hortelã, beterraba, berinjela, manjericão

Santa Julieta Bio
Fazenda Santa Julieta


Foi da vontade de plantar o seu próprio alimento e da satisfação em dividi-lo que Rafael Coimbra criou a Sta. Julieta Bio em 2015. O que começou como uma pequena horta para consumo próprio na fazenda da família, se transformou num trabalho de prestar atenção na sustentabilidade de toda a cadeia de produção, desde a semente até a forma de escoar os alimentos. A produção colhe, durante o ano, cerca de 130 variedades entre hortaliças, legumes, temperos, leguminosas e frutas. Só entre julho e dezembro de 2019, Rafael forneceu 4.264kg para a Liv Up!


Produtos:

Batata doce, alho-poró, abóbora brasileira