O alho-poró não conquista só pelo seu gosto característico. Veja sua lista de nutrientes, como consumir e curiosidades sobre o vegetal.
Conhecido desde a Antiguidade, o alho-poró, apesar de também ser chamado de alho francês, é originário do leste do Mediterrâneo e do oriente médio. Da mesma família do alho e da cebola, esse vegetal pode ser consumido cru ou cozido emprestando sabor e aroma para diversas receitas. E não para por aí: ele também manda bem nos nutrientes e substâncias amigas do seu organismo.
Tem pontos positivos e não são poucos, viu? Descubra como consumir o alho-poró pode ajudar a ter uma alimentação mais saudável:
O vegetal contém cálcio, ferro, potássio, magnésio e cobre, substâncias essenciais para a saúde da estrutura óssea, muscular e do sistema cardiovascular. Tem também vitamina C, que fortalece a imunidade, faz bem para a saúde da pele e auxilia na absorção do ferro. Por fim, fornece vitaminas do complexo B – que atuam no sistema nervoso, cardiovascular e digestivo.
Por isso, ajuda a manter o bom funcionamento do sistema digestivo. O alho-poró possui ainda prebióticos, contribuindo para a saúde da flora intestinal.
Essas substâncias inibem a ação oxidante dos radicais livres, combatendo o envelhecimento precoce da pele, dos cabelos e do corpo em geral.
Atua no combate a retenção de líquidos e, por isso, ajuda a amenizar inchaços pelo corpo e também a eliminar toxinas.
Ele contém luteína e zeaxantina, substâncias que ajudam a proteger o tecido ocular da oxidação e do envelhecimento.
Por ser um alimento prebiótico, o alho poró alimenta as bactérias “positivas”, ajudando a reforçar o sistema imunológico.
O vegetal contém vitamina K – substância que auxilia na prevenção de doenças inflamatórias crônicas.
Não se deixe enganar pelo nome, afinal, o sabor do alho-poró remete bem à cebola, sendo inclusive mais suave e menos ácido.
Agora que você já tem uma ideia melhor do seu sabor, fica mais fácil saber como usar alho-poró. E a palavra aqui é versatilidade! Ele ajuda a aromatizar caldos, sopas e cozidos. Já a parte branca vai bem em saladas, recheio de torta e até incrementa um belo risoto.
Como ter um leve ardididinho, casa perfeitamente com ingredientes neutros como queijos, ovo e batata. Dá também pra fazer uma combinação ousada e cheia de personalidade, juntando o alho-poró a ingredientes marcantes, como queijo azul, castanhas e mostarda. É só colocar seu lado de chef pra jogo e arrasar.
Ah, e nada de desperdício, saiba o que fazer com as folhas do alho-poró: dá pra colocar no feijão, no bouquet garni e ensopados diversos e retirar na hora de servir. Ele vai deixar seus preparos mais saborosos e aromáticos. Uh lá lá!
A bebida é geralmente indicada por auxiliar no trato respiratório, por conta das suas propriedades naturais antibacterianas, aliviando sintomas de gripe e resfriados. Veja como é fácil preparar:
Ingredientes:
Modo de preparo:
O primeiro passo é higienizar o alho-poró corretamente. Para isso, separe o talo das folhas e da parte de baixo, cuidando para remover somente a parte mais dura.
Em seguida, corte o talo ao meio no sentido do comprimento, abra e lave para remover qualquer impureza.
Depois, deixe de molho numa solução de água filtrada e água sanitária por cerca de 15 minutos. Passado esse tempo, enxague bem em água corrente.
Segue o alho-poró e pique o talo em rodelas fininhas ou cubinhos.
Muita gente o confunde com o aipo, mas se tratam de dois vegetais diferentes. Quando o assunto é o alho-francês, as variedades se dividem em alho-poró de inverno ou de verão na Europa. O de verão é plantado para uma colheita rápida, enquanto o de inverno geralmente é colhido na primavera seguinte ao ano do seu plantio.
O alho-poró cru estraga rapidinho se deixando em temperatura ambiente. Por isso, assim que chegar em casa, ele deve ser guardado em um saco na geladeira, onde pode durar até 2 semaninhas. Já o alho-poró cozido pode ser refrigerado em pote hermético por até 5 dias no refrigerador.
Comida saudável e prática para o seu dia a dia: