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Alho






O Alho

Conhecido pelo sabor e odor marcantes, o alho é um dos condimentos mais populares da culinária mundial. Muita gente não vive sem ele! Além de versátil, é rico em propriedades nutricionais e medicinais. Você sabia que para produzi-lo é preciso de temperaturas frias? Por isso, seu plantio é mais comum na região sul do Brasil. Nas demais localidades, é preciso investir na vernalização – um tratamento que resfria as sementes para que elas floresçam.


Benefícios do alho: cru x cozido

Na cozinha, utilizamos, na verdade, o que é o bulbo da planta - popularmente conhecido como cabeça de alho. Além de agradar ao paladar, esse tempero possui diversos benefícios para a saúde. É considerado um verdadeiro remédio natural. Afinal, possui ação antibacteriana, é hipocolesterolêmico (ajuda a manter os níveis de colesterol no sangue baixos) e anti-hipertensivo.

Os benefícios não param por aí! O alho é fonte de mais de 100 compostos ativos, vitaminas e sais minerais. Entre os motivos para incluí-lo na dieta estão a prevenção de resfriados, o alívio de infecções e a melhora do funcionamento do metabolismo.

Mas, para garantir todos esses benefícios, o melhor é consumi-lo cru. Isso porque o alho cozido perde a maioria de suas propriedades. As altas temperaturas diminuem a eficácia de seu ativo mais importante: a alicina. Para diminuir os efeitos negativos do cozimento, o ideal é não levá-lo a mais de 60ºC para que não perca tantas propriedades.


Chá de alho e a imunidade

O alho é um poderoso antibiótico natural que pode ser consumido em forma de chá. O preparo da bebida é muito simples. Basta descascar e amassar dois dentes de alho. Depois disso, é só adicionar 250 ml de água e deixar descansar por 5 minutinhos. Caso prefira, é possível adicionar limão e mel para deixá-lo mais saboroso.

Esse preparo é muito indicado para melhora da imunidade. Isso porque os compostos sulfúricos presentes no alho têm poderosa ação anti-inflamatória. Assim, ajuda a diminuir a dor e o tempo de resposta do sistema imune. Além disso, graças às suas propriedades expectorantes e anti sépticas, contribui para o estímulo das funções respiratórias. Dessa forma, o chá de alho pode ser um poderoso aliado no tratamento de gripes, tosses, resfriados, ronco, asma, bronquite, entre outros.

Motivos não faltam para inserir o alho no seu cardápio, não é?




O que é que o alho tem?


✓ Sabor forte e ardido quando cru


✓ Sabor mais suave quando assado


✓ Versatilidade nas receitas salgadas


Porção de 100g Total VD*
valor energético 100,0 kcal 5,0 %
carboidratos 18,0 g 6,0 %
proteínas 7,0 g 9,3 %
gorduras totais 0,0 g 0,0 %
gorduras saturada 0,0 g 0,0 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 0,5 g 2,0 %
sódio 0,0 mg 0,0 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



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