Aquele verdinho clássico que não pode faltar na geladeira e nunca sai de moda. Pra muita gente pode até ser sinônimo de comida sem graça, mas a alface crespa vai muuuuito além disso. É rica em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, ajudando a deixar as refeições mais leves, frescas e nutritivas.
Em sabor, parece com os outros membros da sua família. A grande diferença, como o próprio nome sugere, é a sua textura cheia de charme, com as pontinhas crespas. Em termos nutricionais, o destaque fica por conta do fósforo e do cálcio em sua composição.
Já quando o assunto é comer bem, a alface crespa marca presença na salada caesar, num wrap bem saudável e em sanduíches com carnes e frios.
Em relação às demais alfaces, o visual da variedade crespa é o principal destaque. Que tal conhecer um pouquinho mais sobre as irmãs dessa delícia bem saudável?
• alface lisa: variedade mais popular na mesa dos brasileiros, é excelente para incrementar as suas saladas. As folhas são bem lisinhas, soltas, macias e de sabor suave, indo bem até no sanduba natural.
• alface americana: essa é a opção perfeita na hora de adicionar mais crocância ao seu prato. Ela tem um formato arredondado, parecido com um pé de repolho. Em termos nutricionais, a alface americana é quem tem menos atributos na mesa, mas ainda assim não deixa de ser uma opção super saudável.
• alface crespa hidropônica: a diferença aqui está na produção, seu cultivo não é fixado ao solo, e sim na água, o que geralmente resulta num processo mais saudável e com menos agrotóxicos e produtos químicos.
A lista de motivos pra não faltar alface crespa no seu prato é grande. Dá uma olhada nos benefícios que ela garante pra saúde:
• Up no sistema imunológico: fonte de vitamina C, a alface é aliada na hora de manter afastar resfriados, gripes e outras inflamações comuns, além de reforçar as defesas do organismo.
• Controle do colesterol: a vitamina B3 presente na alface ajuda a reduzir os níveis de colesterol "ruim" (LDL) e contribui para o aumento do colesterol saudável (HDL). Por isso, é um ótimo ingrediente para a saúde cardiovascular.
• Olhos saudáveis: a vitamina A presente em sua composição atua contra a degeneração macular e a catarata – problemas causados pela ação dos radicais livres ao longo do envelhecimento.
• Previne a anemia: a alface fornece ferro, prevenindo a anemia, que leva à fadiga, tontura, mal-estar, fraqueza e outros sintomas. Uma boa dica é casar o consumo com vegetais ricos em vitamina C, como o brócolis e a couve, para potencializar a absorção do ferro.
• Xô prisão de ventre: por ser rica em fibras, o consumo regular de alface ajuda a prevenir a prisão de ventre, além de promover maior saciedade.
Melhor que um alimento cheio de nutrientes, só se ele ainda garantir tudo isso em poucas calorias. E isso a alface crespa tira de letra: 100g da hortaliça fornecem apenas 14 kcal.
Up no sistema imunológico
Evita o envelhecimento precoce
Possui ação antioxidante