Ajuda
desconto

home > ingredientes > alface-crespa

Alface Crespa

Sobre a alface crespa

Aquele verdinho clássico que não pode faltar na geladeira e nunca sai de moda. Pra muita gente pode até ser sinônimo de comida sem graça, mas a alface crespa vai muuuuito além disso. É rica em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, ajudando a deixar as refeições mais leves, frescas e nutritivas.

Qual é a alface crespa?

Em sabor, parece com os outros membros da sua família. A grande diferença, como o próprio nome sugere, é a sua textura cheia de charme, com as pontinhas crespas. Em termos nutricionais, o destaque fica por conta do fósforo e do cálcio em sua composição.

Já quando o assunto é comer bem, a alface crespa marca presença na salada caesar, num wrap bem saudável e em sanduíches com carnes e frios.

Qual a diferença para outros tipos de alface?

Em relação às demais alfaces, o visual da variedade crespa é o principal destaque. Que tal conhecer um pouquinho mais sobre as irmãs dessa delícia bem saudável?

alface lisa: variedade mais popular na mesa dos brasileiros, é excelente para incrementar as suas saladas. As folhas são bem lisinhas, soltas, macias e de sabor suave, indo bem até no sanduba natural.

alface americana: essa é a opção perfeita na hora de adicionar mais crocância ao seu prato. Ela tem um formato arredondado, parecido com um pé de repolho. Em termos nutricionais, a alface americana é quem tem menos atributos na mesa, mas ainda assim não deixa de ser uma opção super saudável.

alface crespa hidropônica: a diferença aqui está na produção, seu cultivo não é fixado ao solo, e sim na água, o que geralmente resulta num processo mais saudável e com menos agrotóxicos e produtos químicos.

Quais os benefícios da alface crespa?

A lista de motivos pra não faltar alface crespa no seu prato é grande. Dá uma olhada nos benefícios que ela garante pra saúde:

Up no sistema imunológico: fonte de vitamina C, a alface é aliada na hora de manter afastar resfriados, gripes e outras inflamações comuns, além de reforçar as defesas do organismo.

Controle do colesterol: a vitamina B3 presente na alface ajuda a reduzir os níveis de colesterol "ruim" (LDL) e contribui para o aumento do colesterol saudável (HDL). Por isso, é um ótimo ingrediente para a saúde cardiovascular.

Olhos saudáveis: a vitamina A presente em sua composição atua contra a degeneração macular e a catarata – problemas causados pela ação dos radicais livres ao longo do envelhecimento.

Previne a anemia: a alface fornece ferro, prevenindo a anemia, que leva à fadiga, tontura, mal-estar, fraqueza e outros sintomas. Uma boa dica é casar o consumo com vegetais ricos em vitamina C, como o brócolis e a couve, para potencializar a absorção do ferro.

Xô prisão de ventre: por ser rica em fibras, o consumo regular de alface ajuda a prevenir a prisão de ventre, além de promover maior saciedade.

A alface crespa tem calorias?

Melhor que um alimento cheio de nutrientes, só se ele ainda garantir tudo isso em poucas calorias. E isso a alface crespa tira de letra: 100g da hortaliça fornecem apenas 14 kcal.



O que é que a alface crespa tem?


Up no sistema imunológico

Evita o envelhecimento precoce

Possui ação antioxidante



Não deixe de provar!