Ajuda
desconto

home > ingredientes > alface-americana

Alface Americana

A alface americana

Na saladinha, no sanduba, no almoço, lanche ou jantar, a alface americana é boa companhia para todas as horas. A versatilidade, sabor suave e toque crocante ajudam a explicar porque essa verdura de formato arredondado e folhas bem grandes é tão popular.

A história do alimento vai longe. Há quem diga que a alface era plantada na Ásia há milhares de anos, fazendo mais sucesso na China, especificamente. Hoje, é fácil encontrar essa variedade pelo mundo todo, sendo uma queridinha tanto pelo aspecto nutritivo, quanto pela durabilidade.

Do ponto de vista da saúde, a alface é rica em fibras e antioxidantes, ajudando a melhorar a saúde gastrointestinal e também regulando os níveis de açúcar no sangue. Nela, você encontra nutrientes e compostos como a vitamina C, carotenóides e clorofila. Quer mais? Ela também é um alimento levinho, levinho: as calorias da alface americana são pouquinhas, apenas 14 cal a cada 100g.

Por que esse nome?

A alface americana, também chamada de iceberg, ganhou esse nome pois o vegetal era frequentemente enviado a outros estados americanos em caminhões cheios de grandes quantidades de gelo para preservá-la.

A partir de então, ganhou ainda mais fãs, graças à sua capacidade de sobreviver a viagens sem murchar, mantenha sua crocância.

3 maneiras de preparar alface americana

Para obter os nutrientes e benefícios citados, é indicado o consumo de pelo menos 4 folhas de alface por dia. Uma quantidade fácil de alcançar, afinal de contas, o alimento casa com dezenas de preparos. É importante também destacar que ela deve ser armazenada na geladeira para conservar seu teor de ácido fólico e vitamina C.

Sabendo isso, mãos à obra. Veja como higienizar sua alface americana:

• Passe em água corrente, para eliminar as sujidades;

• Em seguida, corte a parte dura que fica na base do pé de alface e separe as folhas, descartando as que não estiverem bacana para o consumo;

• Deixe de molho por 15 minutos em uma mistura de 1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água;

• Enxágue bem a alface e deixe secar antes de armazenar.

Precisando de inspiração para inserir mais dessa verdura na sua alimentação? Vem com a gente que não faltam ideias saborosíssimas por aqui: da salada àquele sanduíche de responsa, a alface americana manda bem!

Lanches e sanduíches: a alface americana tem espaço nesses pratos por ser mais resistente ao calor e não murchar, o que deixa o lanche mais gostoso.

Wrap saudável: o recheio fica por sua conta, pode ser aquele franguinho desfiado cremoso, mas o resultado final é um wrap bem leve e prático.

Salada de alface americana: quer juntar o saudável e o saboroso? É só inserir essa verdura, seja na saladinha básica do dia, às versões mais elaboradas com molhos, queijo e o que mais a imaginação permitir.



O que é que a alface americana tem?


Previne o envelhecimento precoce

Combate a prisão de ventre

Possui ação antioxidante



Não deixe de provar!