home > ingredientes > alecrim

Alecrim

Sobre o alecrim

Que o aroma do alecrim (Salvia Rosmarinus) é simplesmente tudo de bom você já sabe, mas a curiosidade que pouca gente conhece é que seu nome científico tem uma origem bem poética. Devido ao seu cheirinho característico, os romanos chamavam de rosmarinus, que em latim significa orvalho do mar. Bonito, né?

Para que serve o alecrim?

Pois além de sabor e aroma, tem também benefícios para a saúde. Entre eles, a melhora da digestão, alívio da dor de cabeça e combate ao cansaço. A planta é rica em compostos flavonoides e ácidos fenólicos que proporcionam propriedades antioxidantes. Mas não para por aí: o alecrim é antisséptico, depurativo, antibiótico e diurético.

Chá de alecrim faz bem?

O chá de alecrim é super conhecido por todas essas propriedades, além da ação expectorante, descongestionante e relaxante. Ou seja, é um baita aliado no caso de gripes, resfriados e dores de garganta, inclusive a versão de chá de alecrim com limão, trazendo também aquele toque bem comfy.

Veja como fazer chá de alecrim é fácil, fácil. Basta misturar uma colher de sopa de ramos de alecrim (folhas e hastes) em uma xícara de água fervente e deixar abafado por dez minutos. Em seguida, filtre bem e o chá estará pronto para ser deliciado.

Só quem não pode tomar chá de alecrim e aproveitar seus benefícios são as grávidas, lactantes, crianças com menos de 5 anos e pessoas com doença no fígado, certo?

6 dicas para consumir alecrim no dia a dia

Boa notícia pra quem ama uma comida bem aromática: o alecrim combina com um montão de alimentos do dia a dia e pode ajudar a deixar vários pratos mais especiais. Mas é preciso saber que se trata de uma erva robusta, viu? Basta um ou dois raminhos pra deixar seu aroma beeem pronunciado. E tem dica pra aflorar seu lado masterchef, anota aí:

Alecrim e carne dão match: harmoniza com carne de boi, frango, porco, peixe e até de cordeiro.

Pães e tortas salgadas também casam bem com a especiaria: A focaccia, por exemplo, é um pão tradicional italiano que é temperado com folhas de alecrim e azeite, dando aquele tchan.

Alecrim com batata é outra dupla imbatível. No forno, então, soltam no ar aquele cheirinho que abre o apetite!

Antes, durante e depois: muita gente tem dúvida se o alecrim deve ser colocado no início ou no final do cozimento. Ele pode ser colocado a qualquer momento, porém quanto mais tempo de forno ou cozimento, mais saborosa ele deixará a comida

Manteiga ou azeite com alecrim: junto com a manteiga, pode ser usado como tempero de filés, como pasta para o pão, como recheio da batata assada, ou simplesmente como molho para macarrão. Dá também pra aromatizar seu azeite de oliva favorito, incluindo alguns raminhos no vidro. O resultado é um prazer tanto para o paladar quanto pro olfato.



O que é que o alecrim tem?


Melhora a digestão

É um ótimo antibiótico natural

É um excelente diurético


Porção de 100g Total VD*
valor energético 131,0 kcal 6,6 %
carboidratos 20,7 g 6,9 %
proteínas 3,3 g 4,4 %
gorduras totais 5,9 g 10,7 %
gorduras saturada 2,8 g 12,9 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 14,1 g 56,4 %
sódio 26,0 mg 1,1 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Não deixe de provar!