Ajuda
desconto

home > ingredientes > alcatra

Alcatra

A alcatra

Essa carne consegue unir amantes de diversos sucessos culinários: do churrasco ao estrogonofe, a alcatra é um item versátil que não pode faltar na lista de compras. Estamos falando de um dos cortes mais tradicionais do boi no Brasil, que dá origem a uma carne de primeiríssima qualidade. Há diferentes versões desta delícia, ideal para cada tipo de preparo – indo bem no forno, frigideira ou churrasqueira.

Como é a carne alcatra?

Macia, suculenta e saborosa, a alcatra é localizada numa parte do boi pouco exposta a exercícios físicos, ou seja, não tem músculos. Aí vai do gosto de quem prepara: mantendo a capa de gordura protetora, é possível realçar ainda mais seu sabor. Já quem prefere uma versão mais leve, pode removê-la, deixando a carne mais magra.

O resultado é um corte delicioso que casa perfeitamente com pratos bem práticos, como a carne acebolada, ou sendo a estrela da refeição – uma ótima pedida em pratos elaborados e também naquele churrasco caprichado.

Diferentes maneiras de preparar alcatra

A partir da alcatra, é possível obter vários subcortes como, por exemplo, maminha, picanha, coração ou miolo de alcatra. Cada um deles tem características diversas e pode ter diferentes aplicações de dar água na boca:

Alcatra para churrasco: geralmente, a picanha é a primeira a ser separada do todo, rendendo um corte perfeito para preparar inteirinho, no espeto, na grelha ou em bifes altos. No churrasco, brilha também outro corte de alcatra, a maminha. Ela tem uma capa de gordura, fina e macia, que deixa a peça super suculenta. Além disso, é fácil de trabalhar: pode ser selada inteira, sob calor intenso, mas também fica incrível feita no espeto, assada lentamente. Por fim, o baby beef, também conhecido como miolo da alcatra, tem uma capa de gordura que faz com que a carne se torne uma atração e tanto no seu churrasco.

Para os preparos do dia a dia: do strogonoff à alcatra na panela de pressão, o coração da alcatra é o corte normalmente usado para as refeições mais rotineiras. É um ingrediente de ótimo custo-benefício para pratos consagrados, como o bife à milanesa, ao molho madeira, alcatra recheada, rosbife e carne de panela. É fácil de fazer e de comer, sendo macio e de sabor leve. Tem como ser melhor?



O que é que a alcatra tem?


Fonte de proteína de alto valor biológico

Fornece B12, ferro e potássio

Contribui para o bom funcionamento do organismo



Não deixe de provar!