Um condimento saboroso, para tirar muitas receitas do lugar comum. A alcaparra é original da região do Mar Mediterrâneo, sendo muito utilizada na culinária da Itália, Marrocos e Portugal.
Aliás, a Capparis spinosa é uma planta que gosta bastante de calor e tem um processo bem delicado de colheita até ser feito seu processo de conserva. Ela costuma dar frutos só depois de dois anos do plantio, e os frutos devem ser colhidos somente quando os botões florais estiverem totalmente fechados.
Para quem ainda não conhece essa delícia, seu sabor salgado remete à azeitona. E, como ela, a alcaparra tem propriedades poderosíssimas para a saúde – sendo usado na Grécia como calmante natural. Na culinária, ela manda super bem, sendo utilizada para molhos, vinagretes, e como acompanhamento de peixes e frutos do mar.
Do ponto de vista nutricional, a alcaparra também é um sucesso, fornecendo vitaminas, minerais e fibras. É um alimento com potencial antioxidante, ajudando a combater os radicais livres e barrar o envelhecimento precoce.
Além disso, a quercetina em sua composição contém propriedades antibacterianas, anticancerígenas, anti-inflamatórias e analgésicas.
Elas fornecem apenas 23 calorias a cada 100 gramas. São pouco calóricas, porém ricas em sódio. Por isso, nada de exagero na hora de consumir alcaparras.
Entre os seus pontos positivos é possível destacar a atuação na saúde do coração, seu efeito calmante e prevenção de problemas causados pelo estresse oxidativo.
• Contribui para saúde dos ossos;
• Faz bem pro sistema digestivo;
• É aliada de uma pele jovem e saudável.
Quer saber como esse alimento pode ajudar a tornar sua alimentação do dia a dia mais saudável e gostosa? Confira algumas ideias a seguir:
• Salada com alcaparras em conserva: varie seu mix de folhas adicionando mais sabor e textura com as alcaparras inteiras ou usando-as no preparo de molhos.
• Nas tortas salgadas, com recheios como atum e salmão, elas também entram como um ingrediente cheio de sabor.
• As alcaparras também podem ser usadas para criar vinagretes, molhos e antepastos.
• Seu sabor marcante combina com verduras, carnes suaves, vitela e peixes (especialmente com molho de anchovas).
Descubra como consumir alcaparras de forma prática com essas duas maneiras de usar e abusar do seu sabor:
Como usar alcaparras em saladas
O molho de alcaparras vai transformar o preparo do dia a dia em obra de arte:
Ingredientes
• 2 colheres (sopa) de alcaparras
• Suco de 1 limão
• ¼ de xícara (chá) de azeite
• pimenta-do-reino moída a gosto
Modo de preparo:
1. Bata todos os ingredientes no processador até formar um molho uniforme.
2. Tempere com pimenta a gosto – não é preciso salgar por conta do sódio das alcaparras.
3. Sirva a seguir com a sua saladinha ou mantenha na geladeira por até 1 semana.
Alcaparras no peixe
Mais fácil, impossível: basta bater a alcaparra com azeite de oliva até obter uma misturinha com textura pastosa. Aí, é só servir com seu peixe grelhado favorito e saborear.
Atua na saúde do coração
Previne o envelhecimento precoce
Contém vitaminas, minerais e fibras