Saiba mais sobre o açúcar de coco | Liv Up Ingredientes
Ajuda


home > ingredientes > acucar-de-coco

Açúcar De Coco






O açúcar de coco

Considerado um dos açúcares mais sustentáveis do mundo, o açúcar de coco se tornou uma tendência na alimentação brasileira, embora seja utilizado há muitos e muitos anos no continente asiático. Muita gente não sabe, mas o açúcar de coco é extraído da seiva das flores da palma de coco e não do coco em si. Esse processo é realizado de forma manual e não passa por nenhum tipo de refinamento, diferente do açúcar “branco” que conhecemos.


Quais são os benefícios do açúcar de coco?

Apesar do valor calórico do açúcar de coco ser muito parecido com os outros tipos de açúcares, este adoçante natural é mais rico nutricionalmente. Afinal, é fonte de vitaminas do complexo B, além de minerais como o potássio, o magnésio, o ferro e o zinco.

Outro ponto que chama bastante atenção no açúcar de coco é a presença de uma fibra alimentar chamada inulina. Um dos seus “poderes” é retardar a absorção de glicose (um tipo de açúcar, certo?) pela corrente sanguínea, o que explica o baixo índice glicêmico do açúcar de coco, muito inferior ao do açúcar refinado, por exemplo.

Pra entender melhor: o índice glicêmico é uma maneira de mensurar o impacto dos carboidratos consumidos através da alimentação sobre a glicemia (a “quantidade” de açúcar que circula no sangue). De forma bem resumida, quanto menor o índice glicêmico, mais lenta será a absorção da glicose no sangue e menos abruptas serão as elevações da mesma. Sendo assim, alimentos com baixo índice glicêmico, que é o caso do açúcar de coco, ajudam a manter os níveis de “açúcar no sangue” equilibrados, evitando o surgimento de diabetes e de outras doenças associadas, por exemplo.


Como o açúcar de coco é produzido?

Para produzir o açúcar de coco, é feito um corte na flor do coqueiro, a fim de extrair sua seiva. A seiva líquida recolhida passa por um processo de aquecimento em caldeira e é desidratada através do calor, o que resulta em mini cristais que serão triturados. Assim, surge o delicioso açúcar de coco. Por isso, é considerado um alimento minimamente processado, por não conter conservantes, nem a adição de outros componentes químicos.


Como consumir o açúcar de coco?

O açúcar de coco, quando consumido de forma moderada e associada a hábitos de vida saudáveis, pode ser uma opção natural e mais nutritiva pra adoçar o seu dia.

O sabor do açúcar de coco é muito aprovado pelos brasileiros e apresenta praticamente o mesmo poder de adoçar que o açúcar refinado tradicional. Esse açúcar pode ser usado tanto pra adoçar sucos, chás e café, quanto para o uso culinário, uma vez que pode ser aquecido. Assim, é possível preparar muitas receitas doces. Mas, é sempre importante lembrar: a melhor recomendação é reduzir o consumo e a adição de qualquer tipo de açúcar. Então, consuma com equilíbrio!




O que é que o açúcar de coco tem?


✓ Rico em ferro, zinco, magnésio e potássio


✓ Rico em vitaminas do complexo B


✓ Baixo índice glicêmico


Porção de 100g Total VD*
valor energético 200,0 kcal 10,0 %
carboidratos 50,0 g 16,7 %
proteínas 0,0 g 0,0 %
gorduras totais 0,0 g 0,0 %
gorduras saturada 0,0 g 0,0 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
sódio 0,0 mg 0,0 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



E se você ama açúcar de coco, não deixe de provar!

Minha sacola


Clique em "adicionar" para
adicionar produtos na sua sacola :)