Ajuda
desconto

home > ingredientes > acem

Acém

O acém

Há quem diga que não existe carne de primeira ou segunda, mas sim o preparo ideal. É o caso do acém, um corte de carne bovina que não deixa nada a desejar em sabor. Obtido do lombo do boi, o acém é também conhecido no Brasil como agulha, alcatrinha do dianteiro e lombinho. Em outros países, é bem fácil encontrar pratos com esse ingrediente recebendo outros nomes, “chuck” (inglês), “aguja” (espanhol) ou “basses cotes” (francês).

Por aqui, essa carne relativamente magra é bastante usada para delícias do dia a dia, como ensopados, picadinhos, refogados e bifes.

Que tipo de carne é o acém?

Extraído da parte dianteira do boi, é um corte com ótimo custo benefício. Por suas características, geralmente tem um tempo maior de preparo. Mas isso não significa menos opções: o acém bovino serve para bife de panela, assados, cozidos, carne moída, carnes recheadas ou receitas com molho.

Como fazer acém?

Na hora de preparar essa carne, algumas dicas e ideias valem ouro:

• Ao utilizar o acém em cozidos, o ideal é cortar em cubos pequenos;

• É um corte saboroso e preserva seu tempero natural, então boas combinações são alho, sal e pimenta.

• O cozido de acém fica ótimo com legumes, no quibe cru, para o preparo de carne desfiada e como recheio de pastéis e esfihas.

• Bons acompanhamentos para o acém no forno são arroz branco e salada, pois não ofuscam o seu sabor.

• Uma das receitas mais práticas é o acém na panela de pressão. Basta temperar com azeite, alho e cebola e acrescentar seus legumes favoritos, como cenouras e batatas. É aquele prato simples com gostinho de comida caseira irresistível!

• Se você quiser amaciar o acém antes de prepará-lo, basta recorrer a uma misturinha que também faz as vezes de tempero. Junte sal, vinagre, especiarias e algumas gotas de limão. Deixe a carne repousar de 1 a 2 horas antes de ir ao fogo.

• Quer levar sua carne do dia a dia a outro nível? Prepare um boeuf bourguignon, que nada mais é que um prato francês fácil feito com acém, legumes e vinho tinto.

• Sobrou um pouquinho de acém e não sabe como usar? É possível moer para o preparo de hambúrguer ou então acrescentar à sua sopa favorita.



O que é que o acém tem?


Ótimo alimento para quem pratica atividade física

Fonte de proteínas de alto valor biológico

Fornece B12, creatina e potássio


Porção de 100g Total VD*
valor energético 144,0 kcal 7,2 %
carboidratos 0,0 g 0,0 %
proteínas 20,8 g 27,7 %
gorduras totais 5,5 g 10,0 %
gorduras saturada 2,8 g 12,7 %
gorduras trans 0,2 g ** %
fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
sódio 49,8 mg 2,1 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento