home > ingredientes > acelga

Acelga

Sobre a acelga

Vai uma saborosa acelga aí? Essa hortaliça é suuuper apreciada na culinária oriental, em pratos que vão de sopas à salada de acelga. Com folhas verdinhas, esse vegetal tem um sabor bem marcante – que pode lembrar o amargor da beterraba ou o salgadinho do espinafre. Por aqui, é usada também em chás e recheios de tortas. E seu sucesso não é à toa: ela é tudo de bom pra saúde também.

Quais os benefícios da acelga?

Além do sabor e da versatilidade, a acelga se destaca pelos seus nutrientes, que fazem super bem para o corpo. Espia só:

Amiga do coração: é fonte de magnésio e vitamina k, substâncias importantes para a saúde cardiovascular, além de ajudar na circulação.

Reforça as defesas do organismo: a acelga contribui para o sistema imunológico, pois contém vitaminas A, C e K, cálcio, ferro e proteínas.

Ossos e dentes saudáveis: O consumo de acelga estimula uma maior fixação de cálcio nos ossos e nos dentes.

Melhora a visão e a pele: a vitamina A presente na hortaliça protege a córnea, estimula o crescimento e o desenvolvimento dos tecidos e mantém a integridade e função das células, enquanto a vitamina C e o ferro contidos no alimento evitam o envelhecimento precoce.

Tem algum malefício?

Afinal de contas, quem tem pressão alta pode comer acelga? Na verdade, a moderação mais comum é em relação a pessoas que fazem uso de anticoagulantes, devido à alta concentração de vitamina K. Na dúvida, o importante é sempre consultar o médico ou nutricionista, certo?

Como fazer acelga de um jeito diferente?

Se você arrasar nos preparos e descobrir como cortar a acelga fininha, vem com a gente!

O segredo está na técnica: o chiffonade é um jeito de cortar os vegetais verdes folhosos, como espinafre, couve e acelga, ou ainda ervas de folhas planas como o manjericão, que resulta em tiras beeeem fininhas.

Essa técnica da cozinha francesa só requer prática. Pra começar, lave e sequem bem as folhas. Em seguida, empilhe mais ou menos 3 folhas uma em cima da outra. Depois, você deve enrolá-las bem apertadas como um charuto e ir cortando em tiras de 0,5 cm ou menos. Não tem mistério, viu?

Agora que você sabe como cortar, não falta mais nada pra mandar super bem nos preparos, desde a acelga refogada a receitas mais elaboradas. Além de durar que é uma beleza na geladeira, dá pra consumir as folhas cruas, preparar um sanduíche, e até assá-las no recheio de tortas e outras delícias ao forno.

E pra garantir a melhor acelga pra sua mesa, vem de Liv Up! Tem uma versão orgânica te esperando no nosso site.



O que é que a acelga tem?


É fonte de antioxidantes

Ajuda a fortalecer os ossos

Combate o envelhecimento precoce


Porção de 100g Total VD*
valor energético 21,0 kcal 1,1 %
carboidratos 4,6 g 1,5 %
proteínas 1,4 g 1,9 %
gorduras totais 0,1 g 0,2 %
gorduras saturada 0,0 g 0,0 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 1,1 g 4,4 %
sódio 1,0 mg 0,0 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Não deixe de provar!