Ajuda
desconto

home > ingredientes > abobora-japonesa

Abóbora Japonesa

A abóbora japonesa

A abóbora japonesa (ou cabotiá) pertence à família das cucurbitáceas. Como o nome indica, essa abóbora é originária do japão, sendo um híbrido criado na década de 1940, fruto do cruzamento entre a abóbora (Cucurbita moschata) e a moranga (Cucurbita máxima). Seu ambiente de cultivo ideal é em temperaturas elevadas, sendo que em dias curtos (com menor horas de luz), sua floração feminina é favorecida, resultando em maior produtividade. Ela se diferencia das demais abóboras por ser mais sequinha e ter uma casca mais grossa. É usada para pratos como purês, sopas, nhoques, sobremesas e até mesmo como alternativa à carne seca em pratos vegetarianos.

Quais são os benefícios da abóbora japonesa?

A abóbora japonesa é um alimento rico em fibras, vitaminas e diversos nutrientes. Dentre suas propriedades mais conhecidas, podemos citar a alta concentração de betacaroteno. Esse composto pode ser convertido em vitamina A pelo corpo. Ela apresenta ainda vitaminas do complexo B, vitaminas C e E, potássio e ferro. Assim, a abóbora cabotiá é um forte aliado contra o envelhecimento.

Mas, acredite, os benefícios de consumir esse alimento não param por aí. Ela ajuda ainda no fortalecimento de ossos e dentes, bem como o fortalecimento dos músculos. Proporciona benefícios à saúde do coração, além de ajudar no emagrecimento. Afinal, as vitaminas do complexo B ajudam a os carboidratos e gorduras em energia.

Na Liv Up, a abóbora japonesa aparece em diferentes pratos. Nosso consumo em 2019 chegou a 4.000 kg. Bastante coisa, né? Nossos fornecedores principais são do estado de Paraná (Felício) e de Santa Catarina (Fernanda). Além deles, iniciamos o plantio planejado com o produtor Ramon na região de Corumbataí (SP). Assim, você consome uma abóbora japonesa fresquinha, de qualidade, e com procedência garantida.



O que é que a abóbora japonesa tem?


Rica em vitamina A

Ajuda a evitar infecções

Sementes ricas em ferro


Porção de 100g Total VD*
valor energético 38,6 kcal 1,9 %
carboidratos 8,4 g 2,8 %
proteínas 1,7 g 2,3 %
gorduras totais 0,5 g 1,0 %
gorduras saturada 0,1 g 0,5 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 2,2 g 8,7 %
sódio 0,0 mg 0,0 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Não deixe de provar!




Quer saber um pouco mais sobre nossos fornecedores de abóbora japonesa?


Fernanda e Miguel
Sítio São Miguel


A Fernanda e seu marido, Miguel, estão localizado na cidade de Tijucas do Sul, no Paraná. De lá, fornecem para nós, principalmente, abóbora japonesa, brócolis e couve-flor. Aos poucos, o gengibre e o inhame de lá entraram na nossa lista de compras. A parceria com eles começou em 2019 e está sendo um sucesso!


Produtos:

Abóbora japonesa, gengibre, inhame, brócolis, couve-flor

Felício
Sítio dos Alves


O produtor Felício é lá de Santa Catarina! Iniciamos nossa parceria por meio de um intermediário, mas, hoje em dia, recebemos as entregas diretamente dele. Ele se enquadra em um grande produtor, já que produz, por ano, 280 toneladas de cebola, 150 de batata asterix, 50 de cebola roxa, além de um volume menor de batata inglesa, mandioquinha e abóbora japonesa. É dele que vem grande parte da nossa cebola orgânica!


Produtos:

Abóbora japonesa, cebola branca, cebola roxa, mandioquinha, batata inglesa, catata asterix

Ramon
Sítio Canaã


Em 2001, a família de Ramon ingressou na produção agrícola, mas foi só em 2016 que ele conseguiu mudar a produção de convencional para orgânica com a ajuda de seu pai. A motivação era manejar a terra de uma maneira mais consciente e saudável. Atualmente, produzem tanto em estufas quanto em campo aberto e pretende aumentar o volume de produtos criando novas áreas de plantio, sempre com foco no manejo biológico, práticas de rotação de culturas e adubação verde. O Ramon é um parceiro desde julho de 2019 e, até dezembro, já tinha fornecido 3.969kg de orgânicos para a Liv Up!


Produtos:

Abóbora japonesa, tomate italiano molho, tomate grape, abobrinha italiana, pimentão amarelo

Alex e Luciana
Quilombo Cafundó


O produtor Alex, do Quilombo Cafundó, é tataraneto, bisneto e neto de agricultoras que praticavam a agricultura natural para a subsistência. Após as terras do quilombo serem tomadas por grileiros, a bisavó dele e seu irmão encabeçaram a luta por sua retomada. Só em 2006 que a comunidade foi reconhecida pelo governo federal e, apenas em 2012, as terras começaram a ser devolvidas. Nesse período, Alex retorna ao quilombo e inicia no ramo da agricultura orgânica. Hoje, ele mantém um trabalho de visitas na comunidade e, dentre outras atividades, promove a agricultura sob manejo orgânico juntos dos irmãos. Entre julho e dezembro de 2019, o Quilombo Cafundó forneceu 1.085kg para a Liv Up!


Produtos:

Abóbora japonesa, salsinha, cebolinha, berinjela