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Abacaxi

O abacaxi

Tropical, saboroso, refrescante. O abacaxi, ou ananás, é uma infrutescência produzida pela planta de mesmo nome, Ananas comosus. E o nome já dá a dica: o termo abacaxi é uma junção dos termos tupis i'bá (fruto) e ká'ti (recendente, que exala cheiro agradável e intenso). E, de fato, o abacaxi agrada aos olhos, ao paladar e ao olfato, sendo consumido in natura, em sucos, sobremesas e outras delícias.

Quais são os benefícios do abacaxi?

Além de ser deliciosa, a infrutescência é tudo de bom pra saúde. Possui diversos nutrientes que contribuem para evitar doenças e manter a saúde lá em cima. Entre as vitaminas do abacaxi estão: A, C, B1, B2, B3, B5, B6, B9, além de nutrientes como manganês, magnésio e potássio, e também um composto ativo muito importante chamado bromelina.

Espia só alguns dos benefícios do abacaxi:

• Auxilia na boa digestão: isso, pois aumenta os efeitos de duas enzimas, a tripsina e a pepsina. Por isso, incluir a fruta na sua rotina faz com que os alimentos sejam melhor digeridos e facilmente absorvidos pelo intestino.

• É um ótimo alimento para consumir após os exercícios: praticar atividade física pode danificar o tecido muscular e causar inflamação. Sabe aquele dorzinha após trocar de treino ou intensificá-lo? Os músculos costumam diminuir a força e ficar doloridos. É aí que entra a bromelina: acelerando a recuperação e reduzindo a inflamação ao redor do tecido muscular lesado.

• Aumenta a imunidade: quer dar aquela forcinha pras defesas do organismo? O abacaxi é um bom aliado. Afinal de contas, possui vitaminas, minerais e enzimas, como a bromelina. Esses nutrientes ajudam a fortalecer o sistema imunológico e eliminar as inflamações do corpo.

• Ajuda na perda de peso: sendo um alimento diurético, o abacaxi ajuda na eliminação de líquidos e toxinas do organismo. E graças às fibras, também contribui com o funcionamento do intestino, além de aumentar a saciedade.

• Protege o coração: o potássio, a vitamina C e as fibras presentes no abacaxi ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim no organismo, ajudando assim a manter o coração saudável.

Pode comer o talo do abacaxi?

Não só pode, como deve. A bromelina é encontrada principalmente no miolo do abacaxi, aquela parte mais durinha da fruta que costuma ser desprezada. Ou seja, se você quer garantir todos os benefícios, é importante consumir a fatia do abacaxi inteira.

Na Liv Up, você encontra abacaxi orgânico que é coringa para todas as horas, Seja pra comer in natura, fazer um suco ou deixar sua salada de fruta mais gostosa. É uma delícia!



O que é que o abacaxi tem?


Ajuda na boa digestão

Reforça a imunidade

Auxilia no controle do colesterol


Porção de 100g Total VD*
valor energético 48,0 kcal 2,4 %
carboidratos 12,3 g 4,1 %
proteínas 0,9 g 1,2 %
gorduras totais 0,1 g 0,2 %
gorduras saturada 0,0 g 0,0 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 1,0 g 4,0 %
sódio 0,0 mg 0,0 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



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