Nativo do México e da América do Sul, o abacate ganhou fãs no mundo todo por seu sabor e teor nutricional. Veja porque essa fruta merece um lugar especial na sua mesa!
O abacate dá um show tanto em sabor como em nutrientes. Mesmo sendo um alimento bastante calórico, virou hit no cardápio de quem busca uma alimentação saudável. E não é à toa: ele é rico em gorduras monoinsaturadas, fibras, vitaminas do complexo B, K e C, além de conter cobre e potássio. Justamente por esses atributos, é um ingrediente super importante para a saúde do coração, intestino e olhos, além de dar uma mãozinha na manutenção do peso.
Abacate breda, abacate fortuna, abacate geada… Existem variedades bem populares no Brasil com as suas diferenças em relação à textura, cremosidade, nutrientes e calorias. Independente de qual seja a sua escolha, uma boa dica é optar por aqueles frutos que sejam orgânicos.
Muita gente tem essa dúvida, mas não há motivo para mistério. Resumindo, o avocado é uma variedade do abacate, bastante próximo em sabor, nome e até em aparência. A diferença principal é em relação às calorias, que estão mais presentes no abacate tradicional. Além de ser menos calórico, o avocado fornece mais nutrientes. Entre eles, o potássio, em quantidades duas vezes maiores que a da banana, por exemplo.
Além de todos os benefícios, o abacate tem tantos fãs também por sua versatilidade, podendo ser usado em receitas doces e salgadas. Vai bem purinho, no guacamole, em vitaminas, no avocado toast, na salada, na versão abacate com açúcar e até empresta o seu sabor para sorvetes.
Ah, e na dúvida de como conservar abacate, basta armazenar a outra parte na geladeira com o caroço e envolvê-la com plástico-filme. Assim, ele permanece bonito e fresquinho por mais tempo.
Rico em gorduras monoinsaturadas
Fonte de vitaminas do complexo B, K e C
Importante para a saúde do coração, intestino e olhos